Programa Olhar Espacial, exibimos duas imagens astronômicas que se destacaram na semana que passou

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Toda semana, no Programa Olhar Espacial, exibimos duas imagens astronômicas que se destacaram na semana que passou. E na última semana, apresentamos mais duas imagens divulgadas no site APOD Brasil. Confiram:

Nebulosa do Coração

[ Créditos: Luis Ignacio Barbudo Sampero ]

A primeira imagem é um belíssimo registro da Nebulosa do Coração, também conhecida como IC 1805. Ela faz parte de uma vasta nebulosa de emissão localizada a cerca de 7.500 anos-luz de distância na direção da constelação boreal da Cassiopeia. Seu nome se deve ao seu evidente formato de coração esculpido pela ação dos ventos estelares das jovens e quentes estrelas se formando em seu interior. O brilho azulado no centro é o reflexo da luz dessas estrelas nas nuvens de gás, enquanto o vermelho, ao seu redor, se deve  ao hidrogênio ionizado por elas.

Original em: https://www.apodbrazil.com/gallery/561

Corona Australis

[ Créditos: Fernando Oliveira de Menezes ]

Já a segunda imagem mostra um registro fabuloso da Nuvem Molecular de Corona Australis. Uma região da constelação Corona Australis, localizada perto do centro da Via Láctea e que abriga uma série de nebulosas e aglomerados estelares, como o belo NGC 6723 no alto da imagem. Poeira interestelar densa e nebulosas de reflexão criam estruturas escuras e azuladas intrincadas, iluminadas por estrelas quentes e jovens. Corona Australis é também uma das regiões de formação estelar mais próximas, a cerca de 430 anos-luz de distância.
Original em:https://www.apodbrazil.com/gallery/562

Pres. Associação Paraibana de Astronomia; membro da Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – e coordenador regional do Asteroid Day Brasil

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.