O Navio Hospitalar Dr. Montenegro, que atracou em Cruzeiro do Sul na última sexta-feira (6), começou a atender a população na segunda-feira (9) e, já no primeiro dia de funcionamento, realizou mais de 120 atendimentos.

Para os moradores, a presença do navio representa mais rapidez e facilidade no acesso aos serviços, além da possibilidade de realizar consultas e exames no mesmo local: Foto/Reprodução
A embarcação oferece uma ampla gama de serviços de saúde, incluindo consultas médicas e odontológicas, exames laboratoriais, raio-X, mamografia, aplicação de vacinas e entrega de medicamentos.
O comandante do navio, capitão de corveta Marcelo Camerino, destacou que a parceria com o município completa 26 anos e reforçou que o objetivo é ampliar gradualmente a capacidade de atendimento para contribuir com a redução da demanda do Sistema Único de Saúde (SUS). A previsão é alcançar entre 15 mil e 20 mil atendimentos até meados de abril, contemplando comunidades da zona rural e terras indígenas.
Na terça-feira (10), o prefeito Zequinha Lima esteve a bordo da embarcação, acompanhou os atendimentos e enfatizou a relevância da iniciativa para o fortalecimento da saúde pública, especialmente no período de cheia do Rio Juruá, quando o acesso a unidades fixas se torna mais difícil.
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Siqueira, explicou que os atendimentos são realizados por livre demanda, respeitando a ordem de chegada, com atuação integrada entre profissionais da Marinha do Brasil e da rede municipal de saúde.
Para os moradores, a presença do navio representa mais rapidez e facilidade no acesso aos serviços, além da possibilidade de realizar consultas e exames no mesmo local, reduzindo deslocamentos e filas.