O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governo do Rio de Janeiro encaminhe, em até 15 dias, à Polícia Federal (PF) todas as câmeras e imagens registradas durante a Operação Contenção, realizada em outubro de 2025 nos complexos da Penha e do Alemão. A decisão foi assinada nesta quarta-feira (4).
- Moradores relatam horror e mortes brutais após megaoperação mais letal da história do Rio
Segundo Moraes, o material deverá passar por perícia técnica da PF, que ficará responsável pela elaboração de laudos sobre o conteúdo das gravações.
Operação com alto número de mortes
A Operação Contenção foi apontada pelas autoridades estaduais como uma ação para conter o avanço do Comando Vermelho nas comunidades.
A ofensiva terminou com 122 mortos, incluindo cinco policiais, e é considerada a operação policial mais letal do Rio de Janeiro nos últimos anos.
Durante a ação, moradores relataram confrontos intensos e o uso de barricadas em diferentes pontos das comunidades.
Decisão ligada à ADPF das Favelas
A determinação do STF ocorre dentro do processo conhecido como ADPF das Favelas (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 635). A ação reúne uma série de medidas estabelecidas pela Corte com o objetivo de reduzir a letalidade em operações policiais realizadas em comunidades do Rio de Janeiro.
Com a perícia, a Polícia Federal deverá analisar a conduta das forças de segurança e apresentar relatórios técnicos sobre a operação.
Leia mais no Bacci Notícias:
- Megaoperação contra o CV deixa mais de 60 mortos e é a mais letal da história. Veja o vídeo
- Cinco policiais são presos por irregularidades após megaoperação no Rio
- Câmeras de PMs flagraram desvio de fuzis e furto de peças durante megaoperação no Rio

