O Ministério das Mulheres divulgou neste sábado (21) uma nota oficial de repúdio à homenagem feita pelo Vasco-AC, do goleiro Bruno, a jogadores investigados por estupro coletivo. O episódio ocorreu antes da partida contra o Velo Clube, pela primeira fase da Copa do Brasil, quando atletas da equipe entraram em campo exibindo camisas com os nomes dos colegas presos.
A manifestação também contou com o apoio do Ministério do Esporte, que classificou o gesto como grave. Segundo a nota, os jogadores demonstraram apoio a três atletas detidos sob acusação de violência sexual contra duas mulheres dentro do alojamento do clube.
Time do goleiro Bruno é contestado
“O Ministério das Mulheres e o Ministério do Esporte repudiam veementemente a homenagem feita por jogadores da Associação Desportiva Vasco da Gama (AC) a três atletas presos, acusados de estupro contra duas mulheres no alojamento do clube”, diz o comunicado.
Os ministérios também prestaram solidariedade às vítimas e reforçaram a importância da responsabilização. “É inaceitável que o esporte, espaço de formação e inspiração para a juventude, seja utilizado para naturalizar ou relativizar a violência contra a mulher”, acrescenta a nota.
O caso ocorreu na quinta-feira (19), antes do confronto válido pela Copa do Brasil. Na ocasião, além da homenagem, a partida marcou a estreia do goleiro Bruno Fernandes, condenado anteriormente pelo homicídio da modelo Eliza Samudio.
De acordo com a Polícia Civil, uma das vítimas procurou atendimento médico e denunciou ter sofrido violência sexual. As investigações apontam que o encontro teria começado de forma consensual com um dos jogadores, mas evoluiu para um episódio envolvendo outros atletas, que agora são alvo de apuração judicial.
Confira a nota completa:
“O Ministério das Mulheres e o Ministério do Esporte repudiam veementemente a homenagem feita por jogadores da Associação Desportiva Vasco da Gama (AC) a três atletas presos, acusados de estupro contra duas mulheres no alojamento do clube.
O episódio ocorreu na noite de quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026, antes da partida contra o Velo Clube (SP), válida pela primeira fase da Copa do Brasil. Na foto oficial da equipe, jogadores exibiram as camisas dos colegas presos em gesto de apoio. A partida também marcou a estreia do goleiro Bruno Fernandes das Dores de Souza, condenado pelo homicídio triplamente qualificado da modelo Eliza Samudio.
Os ministérios manifestam solidariedade às vítimas e reafirmam confiança na atuação célere e transparente da Justiça, com respeito ao devido processo legal. É inaceitável que o esporte, espaço de formação e inspiração para a juventude, seja utilizado para naturalizar ou relativizar a violência contra a mulher.
O governo do Brasil reafirma seu compromisso inegociável com o enfrentamento firme e coordenado de todas as formas de violência contra meninas e mulheres, com políticas públicas que promovam ambientes seguros, justos e livres de violência.”
Leia mais no BacciNotícias:
- Após passar mal em partida, goleiro Bruno publica foto no hospital
- Exclusivo! Goleiro Bruno é internado após estreia na Copa do Brasil; saiba o estado de saúde
- ‘Não mandei, mas eu sabia’, diz goleiro Bruno sobre assassinato de Eliza Samudio
O post Ministério repudia homenagem de time do goleiro Bruno a jogadores investigados por estupro apareceu primeiro em Bacci Noticias.

