O Instituto Médico Legal (IML) divulgou nesta sexta-feira (20) a causa da morte de Sophia Emanuelly de Souza, de 3 anos, assassinada pelo avô materno em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
De acordo com informações do g1, o laudo pericial confirmou que a menina morreu por asfixia mecânica causada por estrangulamento. Segundo o delegado seccional Sebastião Vicente Picinato, a confirmação da causa da morte altera a tipificação do crime.
“Foi confirmado que a causa da morte foi asfixia mecânica por estrangulamento. Muda o cenário da investigação. Houve tortura, que é imputada aos autores, e agora também tem mais o homicídio triplamente qualificado por motivo fútil. Ou seja, não gostar de alguém lhe dá o direito de matar esse alguém? Nós tivemos a questão da asfixia, que é um meio cruel, matar uma criança asfixiada, e também a impossibilidade de defesa dessa criança contra os seus agressores”, afirmou.
Com isso, o caso passa a ser enquadrado como homicídio triplamente qualificado, por motivo fútil, meio cruel e impossibilidade de defesa da vítima, além da imputação de tortura.
O avô da criança, José dos Santos, de 42 anos, e a companheira dele, Karen Tamires Marques, de 33, estão presos preventivamente por suspeita de envolvimento no crime.
Confissão e motivação cruel
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o avô, que tinha a guarda da criança desde 2024, e a companheira foram presos em flagrantes e levados à Central de Polícia Judiciária (CPJ) por volta das 2h.
À Polícia Civil, Karen confessou o crime e afirmou que não gostava da menina, dizendo que a esganou porque ela “não queria jantar”.
Indícios de maus-tratos prolongados
Médicos ouvidos pela investigação relataram que o corpo da criança apresentava hematomas de diferentes colorações, indicando agressões recorrentes ao longo do tempo.
Além disso, Sophia tinha sinais de desnutrição, sarcopenia e baixa densidade capilar. A menina, nascida em 2022, não recebia acompanhamento médico desde 2023.
Leia mais no BacciNotícias:
- Educador físico é preso por agressão após morder violentamente a namorada
- Crocodilo gigante é visto em rio carregando o corpo de mulher desaparecida; veja vídeo
- Troca de tiros entre facções deixa quatro baleados no Rio; veja vídeo
O post Laudo do IML revela como avô matou neta de 3 anos apareceu primeiro em Bacci Noticias.
