Juruá Informativo

Justiça nega prisão dos sócios de academia após intoxicação em piscina

Justiça nega prisão dos sócios de academia após intoxicação em piscina

A Justiça de São Paulo decidiu não decretar a prisão dos responsáveis pela C4 Gym, academia localizada na zona leste da capital, investigada por episódios de intoxicação em piscina. A decisão foi proferida nesta sexta-feira (13).

Os sócios Cesar Bertolo Cruz, Celso Bertolo Cruz e Cezar Miquelof Terração são alvo de apuração após frequentadores apresentarem sintomas compatíveis com exposição excessiva a cloro.

Entre os casos, está o da professora Juliana Faustino Bassetto, de 27 anos, que sofreu uma parada cardíaca depois de uma aula de natação. Outras seis pessoas também precisaram de atendimento médico.

Decisão da Justiça em São Paulo

Na decisão, a juíza Paula Marie Konno avaliou que não há, neste momento, justificativa para prisão temporária. Segundo ela, os investigados colaboraram com a apuração, compareceram quando acionados e não oferecem risco ao andamento do inquérito. A magistrada também destacou que o estabelecimento foi interditado e passou por perícia.

Apesar de negar a detenção, a Justiça determinou medidas cautelares. Os sócios deverão se apresentar periodicamente em juízo, informar suas atividades e não poderão se aproximar do imóvel onde funciona a academia. Também estão proibidos de contatar testemunhas e de deixar a comarca por mais de sete dias sem autorização judicial.

Nota da defesa

“Recebemos com satisfação a decisão judicial que garante aos nossos clientes o direito de aguardar a apuração dos fatos em liberdade, sendo certo que cumprirão fielmente todas as cautelares alternativas impostas pela justiça”, disse a defesa dos sócios.

“Reiteramos que eles permanecem inteiramente à disposição das autoridades competentes para quaisquer esclarecimentos, em qualquer momento, confiando que a investigação prosseguirá de forma técnica, isenta e em estrita observância às garantias constitucionais”, conclui a nota.

Indiciamento de sócios

Os responsáveis pela C4 Gym foram indiciados por homicídio com dolo eventual no inquérito que apura a intoxicação de alunos na piscina do estabelecimento, na zona leste de São Paulo. A tipificação indica que, para a polícia, houve assunção do risco de provocar resultado grave.

Em entrevista ao Metrópoles, o delegado Alexandre Bento, titular do 42º Distrito Policial (Parque São Lucas), afirmou que os sócios Cesar Bertolo Cruz, Celso Bertolo Cruz e Cezar Miquelof Terração se apresentaram espontaneamente à delegacia, acompanhados de advogados, e prestaram depoimento.

As investigações apontam que o manobrista Severino José da Silva, de 43 anos, realizava a aplicação de produtos químicos na piscina sem formação técnica. Segundo a polícia, ele receberia orientações diretas dos proprietários por mensagens no WhatsApp.

Ainda conforme o delegado, laudos e parâmetros técnicos indicam uso excessivo de cloro, em quantidade que seria suficiente para vários dias de tratamento da água. A suspeita é que a dosagem elevada buscava manter a piscina em funcionamento contínuo, sem necessidade de interdição para manutenção.

Relembre o caso

Juliana Faustino Bassetto, de 27 anos,  passou mal após entrar na piscina e sofreu uma parada cardíaca. Ela estava com o marido, Vinicius de Oliveira, de 31, que também apresentou mal-estar. O casal procurou atendimento médico por meios próprios no Hospital Santa Helena, em Santo André, onde Juliana não resistiu. Vinicius permaneceu internado em estado grave.

Juliana Faustino Bassetto (Reprodução/Redes Sociais)

A ocorrência foi formalizada no 6º Distrito Policial de Santo André. Além do casal, ao menos outra pessoa em estado grave foi encaminhada ao Hospital Vila Alpina.

Relatos médicos indicam que outras vítimas apresentaram sintomas como falta de ar, náuseas, vômitos e diarreia após contato com a água. Entre os atendidos está um menor levado pelo pai a uma unidade de saúde após apresentar dificuldade respiratória.

Leia mais no BacciNotícias:

O post Justiça nega prisão dos sócios de academia após intoxicação em piscina apareceu primeiro em Bacci Noticias.

Sair da versão mobile