Autoridades do Ceará investigam a renúncia coletiva de lideranças de torcidas organizadas após suspeitas de que os afastamentos tenham sido determinados pela facção criminosa Comando Vermelho. O caso passou a ser apurado após episódios de violência registrados antes do clássico entre Ceará Sporting Club e Fortaleza Esporte Clube.
O Ministério Público do Ceará confirmou que abriu investigação sobre o caso. Já a Secretaria da Segurança Pública informou que a Polícia Civil analisa informações relacionadas a possíveis ações criminosas envolvendo integrantes das torcidas.
As renúncias foram divulgadas por meio de vídeos publicados nas redes sociais por pelo menos sete lideranças das torcidas Leões da TUF, Movimento Organizado Força Independente e Cearamor.
Confrontos antes do clássico
Os afastamentos foram anunciados após a partida realizada no último domingo na Arena Castelão. Antes do jogo, torcedores se envolveram em brigas generalizadas em diferentes regiões de Fortaleza. Ao todo, 357 pessoas foram presas ou detidas durante as ocorrências.
Após os confrontos, começaram a circular em aplicativos de mensagens supostas ordens — conhecidas como “salves” — atribuídas a integrantes da facção criminosa, determinando a saída das lideranças das torcidas organizadas.
Suspeita de interferência do crime organizado
Uma das linhas de investigação considera a hipótese de que os confrontos tenham ocorrido em bairros sob influência do tráfico de drogas. Segundo suspeitas das autoridades, a violência teria chamado a atenção das forças de segurança para essas áreas e prejudicado atividades criminosas, o que poderia ter motivado a ordem de afastamento.
Medidas para conter a violência
Como resposta aos episódios, o Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor do Ministério Público determinou a proibição da presença de quatro torcidas organizadas nas arquibancadas por pelo menos cinco partidas. A medida busca reduzir novos confrontos e reforçar a segurança em eventos esportivos no estado.
Leia Mais no Bacci Notícias:
- Gabigol leva ‘enquadro’ da torcida do Santos; veja vídeo
- Torcida recebe Águia Sub-20 com emoção após acidente
- Dama do Crime é presa no RJ por ligação com Comando Vermelho de MG
O post Investigação apura possível ordem do CV para renúncia de líderes de torcidas apareceu primeiro em Bacci Noticias.

