O corpo de Dante de Brito Michelini (76), foi encontrado decapitado e carbonizado em um sítio localizado em Meaípe, no município de Guarapari, no Espírito Santo. Ele foi um dos acusados pela morte da menina Araceli Cabrera Crespo, em 1973, caso que se tornou um dos mais emblemáticos crimes contra crianças no país. A identificação foi confirmada por um irmão da vítima, mas a Polícia Civil aguarda o resultado de exames periciais para confirmação oficial.
- Pastor condenado por estupro de criança é executado a tiros em praça pública
O corpo foi localizado na terça-feira (03), dentro de uma estrutura incendiada na propriedade. Uma testemunha acionou as autoridades após estranhar a ausência do dono do sítio e perceber sinais de destruição no local.
Investigação trata o caso como homicídio
Segundo a Polícia Civil, a morte é investigada como homicídio. Até a última atualização do caso, a cabeça da vítima não havia sido localizada. Apesar do reconhecimento feito por um familiar, a corporação informou que a identificação formal depende de exame de DNA.
Peritos estiveram no local para coletar vestígios que possam ajudar a esclarecer a dinâmica do crime e a autoria. A polícia não divulgou detalhes adicionais para não comprometer as investigações.
Ligação com o caso Araceli
Dante Michelini ganhou notoriedade nacional por ter sido um dos três principais acusados pela morte de Araceli Cabrera Crespo. A menina, de 8 anos, foi raptada, drogada, violentada e morta em Vitória, em maio de 1973. O corpo da criança foi encontrado carbonizado.
Em 1980, Dante chegou a ser condenado, mas a sentença foi anulada pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo. Após nova tramitação judicial, que se estendeu por cerca de cinco anos, os acusados foram absolvidos por falta de provas. O processo foi arquivado e ninguém foi punido pelo crime.
A família Michelini pertence a um tradicional grupo do Espírito Santo. O avô de Dante, que tinha o mesmo nome, dá nome a uma das principais avenidas de Vitória. Ao longo dos anos, parentes evitaram comentar o caso publicamente.
Caso marcou debate sobre proteção infantil
A morte de Araceli teve repercussão nacional e se tornou símbolo da luta contra a violência sexual infantil. Em memória da menina, o dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, conforme a Lei Federal 9.970/2000.
A data é marcada anualmente por campanhas de conscientização e ações educativas em todo o país, que reforçam a importância da proteção de crianças e adolescentes.
Investigações
A Polícia Civil informou que as investigações seguem em andamento para esclarecer as circunstâncias da morte de Dante Michelini. Novas informações devem ser divulgadas após a conclusão dos laudos periciais.
Leia mais no BacciNotícias:
- Idoso é resgatado após passar 12h dentro de carro que caiu em ribanceira
- Corpo de criança é encontrado fora do túmulo em cemitério
- Mulher e três crianças são arrastadas por enxurrada durante temporal em Americana; vídeo
