O dono de uma funerária nos Estados Unidos foi condenado a 40 anos de prisão por abusar de cadáveres, depois que restos mortais foram encontrados em estado de decomposição avançada no estado do Colorado. A sentença foi anunciada na sexta-feira (6/2).
Preso em 2023 junto da esposa, Jon Hallford, de 46 anos, é o dono da funerária Return to Nature Funeral Home, especializada na técnica de compostagem humana, que transforma o corpo humano em adubo fértil após a morte.
De acordo com investigações, em vez de entregar as cinzas de entes queridos, Hallford dava concreto seco às famílias e mantinha os cadáveres armazenados, de forma irregular na empresa funerária. O objetivo seria desviar o dinheiro que seria utilizado no processo de sepultamento.
“Os corpos estavam em sacos descartáveis, envoltos em lençóis e fita adesiva ou expostos sem nenhuma cobertura”, descreve um trecho da denúncia dos promotores. “Alguns estavam até enfiados em sacolas plásticas. Muitos estavam caídos no chão, empilhados em prateleiras, deixados em macas, empilhados uns sobre os outros”.
A companheira do condenado, Carie Hallford, também foi presa e se declarou culpada das acusações. Ela aguarda julgamento.
