A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio do Grupo Especial de Operações em Fronteiras (GEFRON), intensificou as ações de segurança no município de Marechal Thaumaturgo, na região do Alto Juruá, área estratégica próxima à fronteira com o Peru.

As ações fazem parte da Operação Protetor das Fronteiras e Divisas, coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública: Foto/Reprodução
As operações estão sendo realizadas de forma integrada com o Exército Brasileiro, a Polícia Militar e a Polícia Civil, possibilitando o acesso a áreas isoladas e de difícil alcance, onde historicamente a presença do Estado é mais limitada. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o combate ao crime organizado e coibir práticas ilícitas que se aproveitam da porosidade da fronteira amazônica.
As ações fazem parte da Operação Protetor das Fronteiras e Divisas, coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O foco principal é a repressão ao tráfico de drogas, contrabando, descaminho e outros crimes transfronteiriços, buscando desarticular organizações criminosas e ampliar a sensação de segurança da população local, especialmente das comunidades ribeirinhas e indígenas da região.
Com a presença ostensiva e contínua das forças de segurança, o GEFRON tem ampliado sua capacidade operacional em regiões remotas do Acre, contribuindo para o enfraquecimento de grupos criminosos que utilizam as divisas estaduais e internacionais para atividades ilegais.
A Sejusp reforçou ainda o compromisso com a continuidade das ações integradas e orienta a população a colaborar com as forças de segurança por meio de denúncias anônimas, que podem ser realizadas pelos canais oficiais do Estado.