A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) lançou nesta sexta-feira (13) uma ampla operação de segurança em Cruzeiro do Sul, mobilizando forças policiais e instituições civis e militares. A ação integra o planejamento estratégico para o período de Carnaval e tem como objetivo intensificar o policiamento ostensivo, prevenir delitos e assegurar tranquilidade à população do Vale do Juruá.

A ação integra o planejamento estratégico para o período de Carnaval: Foto/Reprodução
De acordo com o secretário da Sejusp, coronel Evandro Bezerra, a operação foi estruturada ao longo das últimas semanas e envolve atuação coordenada entre diferentes órgãos. “Estamos com força total nas ruas, em pontos estratégicos, com o objetivo de tirar armas de circulação, cumprir mandados de prisão e oferecer mais segurança ao cidadão. O criminoso deve ter clareza de que será tratado como criminoso, enquanto o cidadão de bem deve se sentir protegido para aproveitar as festividades com tranquilidade”, afirmou.
A operação conta com a participação da Polícia Militar do Acre, do Exército Brasileiro, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Federal e de outras forças de segurança que atuam na região de fronteira.
A operação conta com a participação da Polícia Militar do Acre, do Exército Brasileiro, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Federal e de outras forças de segurança que atuam na região de fronteira/Foto: Reprodução
A presença do Exército foi confirmada pelo major Fábio Santos, comandante do 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS). “O Exército sempre atendeu aos chamados da sociedade e estamos participando dentro do que a legalidade permite, para contribuir com o sucesso da operação e com a segurança da nossa região de fronteira”, destacou.
Segundo o capitão Thales Campos, a ação será coordenada pela Polícia Militar e executada de forma integrada em diversas áreas do município, abrangendo tanto o centro quanto bairros periféricos. “Teremos cerca de 50 policiais militares atuando na área do Carnaval e mais de 40 seguranças particulares na região da Catedral, além de ações e barreiras nos bairros. É uma ação prévia com efeito dissuasório, para garantir uma festa tranquila e reprimir qualquer tentativa de ação criminosa”, explicou.
A operação reforça o aparato de segurança pública no município durante o período festivo, com foco na prevenção, repressão qualificada e aumento da sensação de segurança para moradores e visitantes.