Juruá Informativo

Escola que homenageia Lula cita Rubens Paiva e Ainda Estou Aqui

Escola que homenageia Lula cita Rubens Paiva e Ainda Estou Aqui

Divulgação

Pôster de Ainda Estou Aqui (2024)
1 de 1 Pôster de Ainda Estou Aqui (2024) – Foto: Divulgação

O samba enredo da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que homenageia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cita o ex-deputado federal Rubens Paiva e o filme Ainda Estou Aqui, longa de Walter Salles que venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional no ano passado.

“Vi a esperança crescer e o povo seguir sua voz / Revolucionário é saber escolher os seus heróis / Zuzu Angel, Henfil, Vladimir / Que pagaram o preço da raiva / Nós ainda estamos aqui no Brasil de Rubens Paiva“, diz um trecho do samba enredo.

Leia também


Quem foi Rubens Paiva

  • A carreira política de Paiva teve início em 1962, quando foi eleito deputado federal por São Paulo pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
  • Durante a ditadura militar, Paiva se tornou um símbolo de resistência contra o regime antidemocrático e chegou a confrontar publicamente o então governador paulista, Ademar de Barros, que apoiava o golpe.
  • Rubens foi torturado e morto no Destacamento de Operações Internas (DOI), no quartel da Polícia do Exército. Segundo Amílcar Lobo, médico do DOI, Paiva morreu devido aos ferimentos sofridos em sessões de tortura.
  • Na época, os órgãos oficiais alegaram que Paiva havia fugido durante transferência de prisão e nunca mais fora encontrado.

Desfile que homenageia Lula

A Acadêmicos de Niterói homenageia o presidente com o samba enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.

A agremiação destaca a trajetória do mandatário, iniciando em 1952. Paulo Vieira, ator e humorista, é responsável por dar vida ao presidente na apresentação. O presidente assiste ao desfile em sua homenagem no camarote da Prefeitura do Rio de Janeiro.

O samba-enredo da agremiação terá referências diretas ao universo do PT. A letra reproduzirá um dos gritos de guerra entoados pela militância (“Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”) e mencionará, em duas passagens, o número de urna do partido. Janja também é citada.

1 de 6

Lula

Dilson Silva/ Agnews

2 de 6

Dira Paes

Anderson Bordê/AgNews

3 de 6

Juliana Baroni e Paulo Vieira

Leo Franco/AgNews

4 de 6

Juliana Baroni

Leo Franco/AgNews

5 de 6

Desfile da Acadêmicos de Niterói

Reprodução

6 de 6

Dira Paes

Leo Franco/AgNews

Quais assuntos você deseja receber?

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Mais opções no Google Chrome

2.

Configurações

4.

Notificações

5.

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.com

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?

Sair da versão mobile