O governador Gladson Camelí leu sua mensagem na abertura dos trabalhos do ano de 2026 na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta terça-feira (3).
Na ocasião, o chefe do Executivo iniciou a mensagem saudando as autoridades e dizendo que as portas do Palácio Rio Branco estão “abertas ao diálogo e à construção de uma relação de respeito e colaboração”.
“Minha presença aqui representa o reconhecimento do fundamental papel do Poder Legislativo estadual e o desejo de parceria e equilíbrio entre os poderes para garantir, acima de tudo, a melhoria das condições de vida da nossa população. Ao me juntar às senhoras e senhores, também reforço que todas as portas do Palácio do Governo continuam abertas para o diálogo e a construção de uma relação de respeito e colaboração, independente das posições políticas e eleitorais de cada um. Essa sempre foi uma marca da nossa atuação e continuará sendo, não por conveniência de bastidores, mas por princípio inegociável de fé na democracia e na política como instrumento de construção do bem comum”, pontuou.
Gladson Camelí leu a mensagem governamental na abertura dos trabalhos da Aleac/Foto: Juan Diaz, ContilNet
Gladson aproveitou para agradecer pelas críticas construtivas.
“Agradeço a cada um pela atenção aos projetos que temos encaminhados para apreciação e discussão nessa casa. Agradeço aos apoios e também às críticas. Reconheço que a crítica, quando feita de forma propositiva, justa e respeitosa, também contribui para o avanço do estado. Faço um reconhecimento especial ao presidente deputado Nicolau Júnior, que exerce com equilíbrio e espírito público o seu papel na condução da Assembleia, e desejo à nova mesa diretora mais um ano produtivo de avanços e conquistas. É certo que nada seria possível sem a colaboração de todos os servidores desta casa – que aqui cumprimento na pessoa do senhor Antônio José da Silva, que está na ativa há 49 anos, e da imprensa, que acompanha o dia a dia das atividades parlamentares e oferece a todos os acreanos o acesso à informação ágil, isenta e transparente. Recebam meu reconhecimento e sintam-se todos abraçados por mim”, acrescentou.
O governador disse que seu governo sempre valorizou os servidores públicos.
“Para cuidar da população, primeiro cuidamos dos servidores públicos. Desde o primeiro dia de gestão, nosso governo tem cumprido o princípio de nunca atrasar a folha salarial do estado. Mais que isso, sempre que possível, antecipamos o pagamento aos servidores por entender que o estado não é constituído apenas de símbolos, prédios ou equipamentos. O estado é, antes de tudo, a presença humana, o atendimento acolhedor e o interesse verdadeiro no desenvolvimento de cada família”, pontuou.
Na ocasião, o chefe do Executivo iniciou a mensagem saudando as autoridades/Foto: Juan Diaz, ContilNet
“Para reforçar esse atendimento, nosso governo realizou concursos públicos que ofereceram oportunidades para mais de 8 mil profissionais e mudaram a vida de todas essas famílias! Para aqueles que atuam na iniciativa privada, nosso governo investiu fortemente em obras públicas por entender que a construção civil é a forma mais rápida de gerar novas oportunidades de trabalho e movimentar a economia. Entre outras obras, destaco a entrega e recuperação de diversas unidades de saúde em todo o estado, o Hospital do Juruá com uma nova e completa UTI, o Hospital João Câncio, em Sena Madureira, e a finalização e entrega, já no primeiro semestre de mandato, do Hospital de Urgências de Rio Branco, cujas obras se arrastavam por anos. Projetamos para os próximos meses a entrega da primeira etapa da nova maternidade estadual, que receberá os novos acreanos com a qualidade, conforto e dignidade que eles merecem”, acrescentou.
Algumas obras do governo foram elencadas por Gladson durante seu discurso:
“Além dos prédios, o nosso atendimento na saúde que se iniciou encarando de frente e vencendo o desafio da Covid-19 também teve a implementação da telemedicina, com consultas online de pacientes acreanos com os médicos de redes privadas de saúde renomadas, como o Hospital Einstein de São Paulo. Para aqueles que precisaram viajar, o governo do estado aumentou o número de convênios com instituições de saúde e reforçou o atendimento do TFD. Os mutirões de saúde nas mais diversas especialidades já alcançaram mais de 65 mil atendimentos. Entre outras importantes obras, concluímos a base da aviação CIOPAER no Juruá, recuperamos as unidades dos bombeiros, da polícia militar e do Instituto Socioeducativo. Entregamos novos prédios públicos como o do Procon, do Instituto de Meio Ambiente do Acre, o terminal rodoviário de Feijó, e os Centros de Referência da Mulher Brasileira em Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul.”
Gladson afirmou que o governo avançou muito em diversas frentes, inclusive nas áreas de Segurança Pública e Meio Ambiente:
“Avançamos muito. Continuaremos fortalecendo e protegendo de forma efetiva os mais vulneráveis, combatendo os índices de violência doméstica e feminicídio que tanto nos envergonham. Hoje, desde a pasta da educação, passando pela saúde, Detran e Idaf, com todos os nomeados, incluindo a posse dos novos servidores que ocorrerá agora em fevereiro, nossa gestão soma mais de 8 mil novos profissionais efetivos no governo do estado. Realizamos também avanços em tantas outras áreas, como o meio ambiente, consolidando o estado na liderança da captação de apoio internacional diante dos resultados de preservação de nossas florestas. Tanto que entre 2024 e 2025, reduzimos o desmatamento em 27,62% e os focos de queimadas em 75%. Com êxito, obtivemos a aprovação final para a fase da validação e verificação no padrão internacional de alta integridade para geração de crédito de carbono.”
O governador finalizou a mensagem com um trecho do hino acreano e o desejo de que os próximos meses sejam de conquistas:
“Sei que há muito mais sendo executado, mas procurei fazer um relato de nossas principais ações. Conquistas que só foram possíveis graças ao povo que me confiou a honra de conduzir o estado por esse tempo de desafios e vitórias que temos atravessado. E a Deus, que por sua vontade, misericórdia e grandeza nos enche de entusiasmo diante dos inúmeros desafios da vida e da política. Diante de Deus e do povo acreano, encerro essa minha fala desejando a cada um dos senhores um ano produtivo e de harmonia com o Executivo em busca de novos avanços e triunfos para o nosso estado! Meu sincero desejo de que a estrofe do nosso hino seja a referência para a atuação de todo cidadão público: “que esse sol a brilhar soberano, sobre as matas que o veem com amor, encha o peito de cada acreano, de nobreza, constância e valor!”. Muito obrigado, fiquem com Deus!”
A sessão solene contou ainda com a presença da vice-governadora Mailza Assis e de diversas autoridades de outros poderes.
VEJA A MENSAGEM DE GLADSON NA ÍNTEGRA:
MENSAGEM GOVERNAMENTAL ALEAC 2026

