Eric Kay, vice-presidente de engenharia do Android, confirmou que o Google se prepara para expandir o suporte ao AirDrop da Apple no Android
Siga o Olhar Digital no Google Discover
Tudo sobre Android
Tudo sobre Apple
Tudo sobre Google
O Google se prepara para expandir o suporte ao AirDrop da Apple entre celulares Android. É o que disse Eric Kay, vice-presidente de engenharia do Android, numa coletiva de imprensa da qual o Android Authority participou. Segundo Kay, “muito mais” aparelhos Android poderão usar o Quick Share para mandar arquivos para aparelhos da Apple, que chegarão via AirDrop, ainda em 2026.
“Gastamos muito tempo e energia para garantir que conseguíssemos criar algo compatível não só com iPhone, mas também com iPads e MacBooks”, disse Kay. “Agora que comprovamos que funciona, estamos trabalhando com nossos parceiros para expandir isso para o restante do ecossistema. E vocês devem ver anúncios interessantes muito em breve.”
Até pouco tempo, essa capacidade de “conversar” com aparelhos da Apple era limitada aos celulares da linha Pixel 10 do Google. Agora, a empresa confirmou que aparelhos Android de outras marcas receberão essa função ainda em 2026.
Embora o Google não tenha listado as marcas que vão receber essa nova ponte, empresas como a Nothing e a fabricante de chips Qualcomm já indicaram que trabalham para trazer esse suporte aos seus aparelhos em breve.
Tecnicamente falando, o Google transformou o Quick Share num aplicativo que pode ser atualizado pela Play Store. Isso permite que a função de interagir com o AirDrop seja instalada em diversos celulares, sem depender de alguma peça específica.
O objetivo é facilitar a vida do usuário de Android que quer enviar arquivos não apenas para iPhones, mas também para iPads e MacBooks de forma direta.
Esse movimento faz parte de um esforço maior do Google e da Apple para tornar a migração do iPhone para o Android mais simples e “amigável”. E, também, para evitar que o usuário perca mensagens ou dados importantes durante a troca.
Essas mudanças visam quebrar algumas das maiores barreiras entre os sistemas do Google e da Apple. E devem facilitar a vida de muitos usuários, seja na hora de mandar arquivos ou de trocar de aparelho.
(Essa matéria também usou informações de The Verge.)
Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.

