Juruá Informativo

Carnaval em Cruzeiro do Sul terá reforço de policiais e segurança privada para garantir paz e diversão

Visando garantir um ambiente seguro e bem organizado para o Carnaval de 2026, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), promoveu, na última quarta-feira (4), uma reunião estratégica com representantes das forças de segurança. O objetivo do encontro foi planejar ações integradas para assegurar a tranquilidade durante as festividades em Cruzeiro do Sul, que ocorrerão entre 14 e 17 de fevereiro, com blocos de rua, shows e várias atividades culturais.

O objetivo do encontro foi planejar ações integradas para assegurar a tranquilidade durante as festividades em Cruzeiro do Sul: Foto/Reprodução

De acordo com informações da Agência de Notícias do Acre, o encontro teve a intenção de definir as estratégias para garantir uma resposta rápida e eficiente no período carnavalesco. O secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública do Acre, Evandro Bezerra, destacou que o sucesso do planejamento e a cooperação entre os órgãos envolvidos são essenciais para a segurança de todos.

Segurança reforçada durante o Carnaval em Cruzeiro do Sul

Com o aumento da movimentação na cidade devido ao fluxo de turistas e visitantes de municípios vizinhos, o planejamento de segurança foi intensificado. O comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, major Abraão, destacou que a Polícia Militar estará presente com uma atuação ostensiva durante todo o evento. “Considerando que não há programação carnavalesca em cidades vizinhas, a previsão é de um público maior em Cruzeiro do Sul. Por isso, o 6º Batalhão preparou um planejamento operacional, com a mobilização de cerca de 50 policiais por dia”, explicou o major.

Além disso, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul contará com a colaboração de agentes de segurança privada, reforçando ainda mais o policiamento na cidade e garantindo a proteção de todos os participantes.

Prevenção e assistência durante as festividades

O Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) terá um papel de prevenção durante o evento. Equipes estarão de prontidão para ações de controle e primeiros socorros. Já no trânsito, a Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Polícia Militar, trabalhará para garantir a segurança viária dos foliões.

As ações integradas entre forças de segurança, saúde e órgãos municipais, estaduais e federais visam proporcionar um ambiente seguro e tranquilo para a população local e os visitantes. O planejamento envolverá o uso de efetivos adicionais, além de medidas preventivas e de resposta rápida para quaisquer eventualidades.

Regras e regulamentações para o evento

O major Abraão também ressaltou que, por ser um evento de âmbito municipal, o Carnaval de Cruzeiro do Sul segue regulamentações específicas, que são estabelecidas por decretos e portarias. Dentre as regras, está a proibição da venda, consumo e circulação de bebidas em recipientes de vidro, sendo permitidos apenas recipientes de plástico para a segurança de todos.

Sair da versão mobile