Bancos fora do ar? Pix sem funcionar? Usuários reclamam nas redes sociais

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Tentou acessar o aplicativo do banco e não conseguiu? Você não está sozinho!

O site Downdetector, que monitora reclamações de quedas de serviço online, registra uma alta generalizada nos apps bancários do Brasil. Os relatos começaram por volta do meio-dia. Por volta das 13h30, a situação já estava normalizada.

Olha só a curva dos gráficos naquele momento e alguns exemplos:

Reclamações nas redes sociais

Separamos algumas postagens que encontramos no X:

Nunca vi um banco sair tanto fora do ar como o Nubank,impressionante!

— Igorritter (@IgorEduard6234) February 7, 2026

Aparentemente Pix fora do ar no país todo e em tudo que é banco 👀

— Cinderela Baiana (@heterogourmet) February 7, 2026

Eu vou ter um surto aqui,
Acabei de receber e o banco inter simplesmente saiu do ar

— Nina (@karibeirob) February 7, 2026

O Olhar Digital procurou o Banco Central, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a assessoria de imprensa das instituições financeiras com relatos de queda e aguarda um retorno.

O BC retornou à Folha dizendo que os sistemas da autarquia estão funcionando normalmente. Essa também foi a resposta do Banco do Brasil ao jornal.

Ao OD, o Nubank informou que a instabilidade já foi integralmente solucionada.

O Itaú respondeu o seguinte:

O Itaú Unibanco afirma que identificou uma instabilidade pontual que impactou uma parcela de clientes para a realização de transferências via Pix. A ocorrência foi originada por conta de uma falha sistêmica em um fornecedor externo ao banco, que causou impacto em parte do mercado. O Itaú esclarece que está colaborando para que o sistema do Pix seja 100% restabelecido o quanto antes.

Itaú, em nota ao OD

Por volta das 15h30, a situação já estava normalizada.

O Itaú Unibanco afirma que identificou uma instabilidade pontual que impactou uma parcela de clientes para a realização de transferências via Pix no início da tarde deste sábado (7). A ocorrência foi originada por conta de uma falha sistêmica em um fornecedor externo ao banco, que causou impacto em parte do mercado. O Itaú esclarece que a situação já foi normalizada.

Itaú, em nota ao OD

AWS e Cloudflare

Amazon Web Services e Cloudflare estão com relatos de queda neste momento no Downdetector. Essa pode ser a explicação, já que essas tecnologias compõem a infraestrutura digital da rede financeira. Mas não há confirmação, estou trazendo apenas uma hipótese! Procuramos as duas empresas e aguardamos uma resposta.

A Amazon Web Services é o braço de infraestrutura digital e nuvem da Amazon. Ela foi criada em 2006 e fornece serviços de computação e armazenamento de dados sob demanda, além de permitir criar, hospedar e escalar aplicativos e serviços pela internet.

Em nota ao Olhar Digital, a AWS confirmou problemas na manhã deste sábado.

Entre 11:36 e 12:09 da manhã (horário de Brasília), experimentamos problemas intermitentes de conectividade de rede entre duas Zonas de Disponibilidade (sae1-az1 e sae1-az3) na Região SA-EAST-1. Isso resultou em taxas de erro de API e latências para os Serviços AWS na Região. O problema foi resolvido e todos os serviços estão operando normalmente.

Amazon Web Services em nota ao Olhar Digital

A Cloudflare é uma empresa americana que oferece uma série de serviços para proteger e otimizar o desempenho de sites e aplicativos na internet. Seus principais produtos incluem CDN (Content Delivery Network), proteção contra DDoS (ataques de negação de serviço), além de ferramentas de firewall e gerenciamento de DNS (Domain Name System). Na prática, a companhia usa uma rede global de data centers para distribuir o conteúdo em diferentes partes do mundo, o que melhora a velocidade do carregamento e oferece mais proteção.