Em entrevista ao ContilNet nesta quinta-feira (5), o coordenador da Defesa Civil do Acre, coronel Carlos Batista, disse que apesar dos rios no estado estarem apresentando vazante, a previsão de chuvas intensas até abril ainda preocupa as autoridades.
O último boletim hidrometeorológico do Instituto de Mudanças Climáticas do Acre apontou que todos os rios da bacia do estado estão em queda. As maiores reduções aconteceram nos rios Iaco, em Sena Madureira e Acre, em Assis Brasil e Brasileia.
“Aqui para a bacia do rio Acre vai continuar apresentando a sinal de vazante para os próximos dias. Sabemos que tem previsão de muitas chuvas ainda para o mês de fevereiro, do mês de março e até abril. A defesa Civil do estado continua monitorando, não somente a bacia do rio Acre, mas a bacia dos demais rios importantes aqui do nosso estado, que nesse momento todos apresentam vazantes”, disse Batista.
O coronel lembrou ainda que em poucos meses os rios no Acre tranbordaram diversas vezes, o que revela as consequências das mudanças climáticas no estado.
“Alguns rios, nesses últimos 60 dias, apresentaram até três inundações, mas a gente vem fazendo todo esse acompanhamento. O Estado, todo o sistema estadual de proteção e defesa civil, ali em apoio às coordenadorias municipais de defesa civil, no sentido de a gente buscar sempre reduzir os impactos desses eventos extremos na população que mora e reside nessas áreas de risco”, completou.
Em Rio Branco, a cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros. Mesmo com a redução no nível, o volume de água segue acima do limite de transbordo, mantendo a atenção das autoridades e da população ribeirinha.
