
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) inaugurou, na última sexta-feira (20), o primeiro escritório na Índia, em Nova Delhi. Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-governador do Acre e presidente da Apex, Jorge Viana, destaca que o escritório inaugurado marca uma “nova fase” na relação entre Índia e Brasil.
“Hoje inauguramos o escritório da Apex, aqui em Nova Delhi, na Índia. O presidente pediu, ano passado, pra gente dar atenção, porque estamos começando uma fase nova na relação Índia e Brasil. Com certeza, vai alcançar bilhões de dólares gerando emprego dentro do Brasil, ajudando nossos irmãos indianos também. O presidente pediu que a gente trabalhasse a Apex, e está abrindo esse escritório aqui, que é uma casa do Brasil, que se soma a embaixada aqui em Nova Delhi”, disse Jorge Viana.
O presidente da Apex disse, ainda, que acredita que os US$ 15 bilhões que há de fluxo de comércio com a Índia, podem alcançar os US$ 100 bilhões “a partir desse trabalho que o senhor tem feito no Fórum Empresarial e dos empresários indianos indo pro Brasil investir, e os brasileiros vindo também para fazer investimento aqui”.
O presidente Lula destacou que a Apex foi criada com objetivo de ser uma representação brasileira comercial, para cuidar do pequeno negócio, do pequeno empreendedor brasileiro que, muitas vezes, não sabe como exportar. “É uma espécie de abridor de porteira para que as coisas aconteçam no Brasil. É um país muito importante, a nossa relação ainda é pequena do ponto de vista comercial, agora nós temos que aproveitar e fazer com que essa relação cresça para que a gente possa vender mais e também comprar mais”, disse.
Participaram também da agenda os ministros Carlos Fávaro (Agricultura), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Alexandre Padilha (Saúde), além de empresários e representantes de dezenas de setores produtivos.