Wagner Moura ganhou o Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama, durante cerimônia realizada na noite deste domingo (11/1). O brasileiro concorria pelo trabalho em O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho. Esta é a primeira vitória do Brasil na categoria.
Além da indicação de Moura, o longa ganhou o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e perdeu como Melhor Filme de Drama, para Hamnet, dirigido pela diretora chinesa Chloé Zhao. Neste ano, o cinema brasileiro bateu um recorde na premiação, com três indicações e duas vitórias.
1 de 8
Cena de Wagner Moura no filme O Agente Secreto
Victor Jucá/Divulgação
2 de 8
Wagner Moura e Kleber Mendonça nos bastidores de O Agente Secreto
3 de 8
Wagner Moura e Tânia Maria em O Agente Secreto
Reprodução
4 de 8
Wagner Moura em O Agente Secreto
Divulgação
5 de 8
Wagner Moura em O Agente Secreto
Divulgação
6 de 8
Wagner Moura em cena do filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
Divulgação
7 de 8
Sebastiana, de O Agente Secreto
Foto: Reprodução/O Agente Secreto
8 de 8
Alice Carvalho como Fátima e Wagner Moura como Marcelo em O Agente Secreto
Foto: Victor Juca/Divulgação
Na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama, Wagner Moura desbancou Joel Edgerton (Sonhos de Trem), Oscar Isaac (Frankenstein), Dwayne Johnson (Coração de Lutador: The Smashing Machine), Michael B. Jordan (Pecadores) e Jeremy Allen White (Springsteen: Salve-me do Desconhecido).
Com a vitória, Wagner Moura se torna o primeiro brasileiro a vencer na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama. No ano passado, Fernanda Torres também entrou para a história ao se tornar a primeira atriz nacional a ganhar o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama por Ainda Estou Aqui, de Walter Salles.
Em O Agente Secreto, Wagner Moura interpreta Marcelo, um professor de tecnologia que foge da repressão da ditadura militar em São Paulo para o Recife em 1977, em busca de paz e um novo começo. O retorno à capital pernambucana, no entanto, se revela perigoso e ameaçador.
Globo de Ouro
A cerimônia do Globo de Ouro 2026 foi realizada neste domingo (11/1), no Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A 83ª edição da premiação teve apresentação da comediante norte-americana Nikki Glaser, que repetiu o posto após comandar o evento em 2025.
Considerado um dos termômetros para o Oscar, o Globo de Ouro celebra os destaques do cinema e da televisão do último ano. Em 2026, o Brasil alcançou um feito inédito: pela primeira vez, um filme nacional somou três indicações, com O Agente Secreto.
Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa venceu o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa. Já Wagner Moura, protagonista da produção, foi consagrado como Melhor Ator em Filme de Drama. Em 2025, Fernanda Torres havia se tornado a primeira brasileira a vencer na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama.
O maior vencedor da noite foi Uma Batalha Após a Outra, que conquistou quatro prêmios. Entre as produções de televisão, Adolescência também terminou a cerimônia com quatro troféus. Logo atrás, a série The Pitt e o filme Hamnet empataram com duas vitórias cada.

