Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho subiram ao palco do Critics Choice Awards neste domingo (4/1) para apresentar a principal categoria da noite, Melhor Filme, vencida por Uma Batalha Após a Outra. Durante a apresentação, o ator brasileiro arrancou risadas da plateia com um comentário irônico.

![]()

1 de 8
Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura em gravação de O Agente Secreto
Divulgação

2 de 8
Wagner Moura e Kleber Mendonça nos bastidores de O Agente Secreto

3 de 8
Wagner Moura em cena do filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
Divulgação

4 de 8
Sebastiana, de O Agente Secreto
Foto: Reprodução/O Agente Secreto

5 de 8
Maria Fernanda Candido em O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
Cinema Scopio/Divulgação

6 de 8
O Agente Secreto
Divulgação

7 de 8
Cena do filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
Divulgação

8 de 8
Wagner Moura no filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
Victor Juca/Divulgação
O ator e diretor brasileiros, que colaboraram no longa O Agente Secreto, vencedor de Melhor Filme Internacional, foram responsáveis por anunciar o último prêmio da cerimônia. Uma Batalha Após a Outra, do cineasta Paul Thomas Anderson, superou outros nove concorrentes, entre eles Frankenstein, Pecadores e Wicked: For Good.
Leia também
Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura apresentando a categoria de Melhor Filme no #CriticsChoice @kmendoncafilho #CriticsChoiceAwards pic.twitter.com/BX2dOYhjH2
— Tiago Pereira (@Tiagupereira2) January 5, 2026
Kleber Mendonça Filho foi o primeiro a falar no palco, saudou os indicados ao maior prêmio da noite e agradeceu a vitória de O Agente Secreto, dirigido por ele. Antes de concluir apresentar os nomes dos concorrentes, foi interrompido por Wagner Moura com um comentário que tirou risadas do público.
“Agora é uma honra apresentar a categoria de Melhor Filme”, começou Mendonça Filho. “Ou, como chamamos no Brasil, Melhor Filme Internacional”, ironizou Moura.
A comparação entre as categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, feita pelo ator em tom descontraído, ocorreu minutos após a primeira vitória do Brasil na categoria para produções estrangeiras. Nas redes sociais, a fala foi replicada pelo próprio diretor e rendeu elogios de internautas.
Ou como falamos no Brasil, Melhor Filme ♥️🍷 https://t.co/HmWwEyzbTw
— Kleber Mendonça Filho (@kmendoncafilho) January 5, 2026
Ele é o divo mesmo, queremos mais alfinetadas amo
— Anny 🤍 (@momentsgregorio) January 5, 2026
simplesmente o wagner moura apresentando a maior categoria da noite que é melhor filme e falando: “mas como gostamos de chamar no brasil… melhor filme internacional” O CARA É UMA LENDA, BRASILLLL 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷 #CriticsChoiceAwards pic.twitter.com/LQq6BM09SX
— Edu Valenthim (@eduvalenthim) January 5, 2026
Brasil no Critics Choice Awards
O Brasil teve três indicações e encerrou a noite com uma vitória na 31ª edição do Critics Choice Awards, considerada um dos termômetros do Oscar e responsável por abrir a temporada anual de premiações do cinema.
Além da vitória de O Agente Secreto como Melhor Filme Internacional, o longa também concorreu na categoria de Melhor Ator, com Wagner Moura. O brasileiro perdeu o prêmio para Timothée Chalamet, por Marty Supreme.
O artista também disputou como Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Filme para Televisão pela participação em Ladrões de Drogas, produção da Apple TV+. O troféu ficou com Owen Cooper, do elenco de Adolescência, da Netflix.
