Ícone do site Juruá Informativo

Vídeo: criminosos armados rendem guardas e roubam prédio da USP durante Réveillon

video:-criminosos-armados-rendem-guardas-e-roubam-predio-da-usp-durante-reveillon

Vídeo: criminosos armados rendem guardas e roubam prédio da USP durante Réveillon

Criminosos armados renderam vigilantes e roubaram materiais de um laboratório da Universidade de São Paulo (USP) durante a virada do ano, no campus do Butantã, na Zona Oeste da capital paulista. A ação aconteceu poucos segundos após a meia-noite do dia 1º de janeiro de 2026 e foi registrada por câmeras de segurança.

As imagens mostram dois homens entrando a pé no prédio. Em seguida, o portão de acesso de veículos é aberto. Minutos depois, uma van branca entra no local para dar apoio à ação criminosa.

Outro registro revela ao menos três suspeitos mascarados rendendo dois vigilantes que trabalhavam na guarita. Segundo o boletim de ocorrência, quatro homens participaram do assalto.

Ainda de acordo com o relato das vítimas, os criminosos entraram na guarita, levaram os guardas até uma cozinha e os mantiveram sentados, com a cabeça baixa, sob ameaça constante. Os vigilantes afirmaram que foram obrigados, sob a mira de armas de fogo, a ajudar a carregar os objetos roubados.

Após conseguirem abrir uma porta de aço, os suspeitos tiveram acesso ao laboratório do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP. Do local, foram levadas oito bobinas de fio de cobre, cerca de 80 metros de cabos plásticos, além dos celulares dos vigilantes.

A ocorrência foi atendida por policiais militares, que conduziram as vítimas ao 91º Distrito Policial (Ceasa), onde o caso foi registrado. Até o momento, ninguém foi preso.

O que disse o professor Ildo Sauer

O vice-diretor do instituto, professor Ildo Sauer, esteve no local durante a madrugada e acompanhou o trabalho da Polícia Civil. Em conversa com o g1, ele lamentou o prejuízo causado pelo crime.

“Há prejuízos materiais e intelectuais, pois foram roubados computadores com HDs contendo informações e programas computacionais desenvolvidos no IEE para operação do laboratório de ensaios e certificação de vestimentas e equipamentos de segurança EPI, único do hemisfério sul e um dos três únicos no mundo”, afirmou.

Sauer também agradeceu a atuação das forças de segurança e disse confiar na identificação dos criminosos e na recuperação dos materiais roubados.

O caso segue sob investigação da Polícia Civil.

Confira o momento da invasão dos criminosos

Leia Mais:

Sair da versão mobile