Vice de Trump afirma que mulher morta por agente do ICE foi responsável pela própria morte

O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, afirmou nesta quinta-feira (8) que a mulher morta durante uma operação do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE), em Minnesota, foi responsável pela própria morte. Segundo ele, o episódio foi uma “tragédia criada por ela mesma”.

  • Saiba quem era a mulher morta pelo ICE nos EUA

A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa, enquanto seguem em andamento investigações federais e locais para apurar as circunstâncias do caso. De acordo com a versão apresentada pelo governo, a mulher teria tentado impedir uma ação considerada legítima pelas autoridades.

“Temos uma pessoa que tentou obstruir uma operação da lei, apontou o carro contra um policial e acelerou. A morte é trágica, mas foi causada pelas próprias ações dela”, disse Vance.

A vítima foi identificada como Renee Nicole Good, de 37 anos. Ela foi baleada dentro do próprio veículo por um agente do ICE. O Departamento de Segurança Interna (DHS) afirmou que Renee tentou atropelar agentes federais e classificou o episódio como um caso de “terrorismo doméstico”.

O presidente Donald Trump também se manifestou em defesa do agente envolvido, alegando legítima defesa e descrevendo a mulher como “desordenada, obstrutiva e resistente”.

Apesar de reconhecer a gravidade do ocorrido, Vance adotou um tom duro ao comentar o caso e associou o episódio a grupos políticos. Segundo ele, a morte estaria ligada à “extrema esquerda” que, segundo sua avaliação, incentiva ações contra forças de segurança.

O vice-presidente ainda sugeriu, sem apresentar provas, que a mulher poderia fazer parte de uma “rede de esquerda mais ampla” que atuaria para sabotar operações migratórias. Questionado sobre evidências, afirmou que essa possibilidade será analisada pelas investigações em curso.

Leia mais:

  • O que é o ICE? Entenda o que revolta a população dos EUA nas últimas horas
  • Protestos tomam conta dos EUA após morte de mulher por agentes do ICE; vídeos
  • Donald Trump defende ação de agente após mulher ser morta pelo ICE