A saída polêmica de Vera Magalhães da TV Cultura nesta terça-feira (6/1) não repercutiu bem entre profissionais da imprensa paulista, em especial entre antigos colegas de emissora da apresentadora. Leão Serva, que foi diretor de jornalismo do canal entre 2019 e 2023 e um dos responsáveis pela contratação de Vera, não teve papas na língua para comentar a não renovação do contrato da jornalista.
Nas redes sociais, o jornalista fez duras críticas à atual gestão da TV Cultura e ao governo de Tarcísio Freitas (Republicanos), governador de São Paulo. “‘O vampiro só ataca quem o convida’. A TV Cultura fez um acordo de cavalheiros com o demo… Agora quem manda é ele”, disparou.
Leia também

![]()

1 de 5
Ex-diretor de jornalismo da TV Cultura critica saída de Vera Magalhães da emissora
Reprodução/Instagram

2 de 5
Vera Magalhães apresentava o Roda Viva, programa de entrevistas que completa 40 anos em 2026
Reprodução/Instagram Vera Magalhães

3 de 5
Vera Magalhães já havia acertado renovação de contrato com a TV Cultura
Reprodução/Instagram Vera Magalhães

4 de 5
Vera Magalhães anuncia saída da TV Cultura em meio a bastudor conturbado
Reprodução/Instagram Vera Magalhães

5 de 5
Ex-diretor de jornalismo, Leão Serva, da TV Cultura critica saída de Vera Magalhães da emissora
Reprodução/TV Cultura
“A burrice marca as gestões bolsonaristas em cultura”, acrescentou Leão Serva, em uma crítica ao governo Tarcísio, responsável pela gestão da emissora estatal. Vale lembrar que a saída de Vera Magalhães coincidiu com o início da corrida eleitoral de 2026. “A Cultura abriu as portas e agora segue a cartilha… CQD [como queria demonstrar]”, completou o ex-diretor.
Pelas redes sociais, a apresentadora afirmou que a TV Cultura teria voltado atrás após ter renovado, um mês antes, o contrato da apresentadora para um sétimo ano na atração. Vera disse ainda que a emissora teria pedido que ela ficasse mais quatro meses à frente da atração, o que ela teria recusado pela quebra do acordo anterior.
Em nota, a TV Cultura diz que o desligamento de Vera Magalhães se deu para manter o sistema de trocas da apresentação do Roda Viva. “Um dos sucessos do programa está justamente na rotatividade de seu comando ao longo de décadas”, afirma.
“No ano em que completa 40 anos, um dos programas mais prestigiados da televisão brasileira será renovado e dará continuidade ao seu relevante papel, trazendo um novo nome para o time de apresentadores que fizeram a história do Roda Viva”, acrescentou a emissora.
