Venezuela determina prisão de americanos que prenderam de Maduro

O governo da Venezuela determinou a prisão de todas as pessoas envolvidas ou que tenham colaborado com a operação dos Estados Unidos que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro. A ordem foi emitida por meio de um decreto divulgado oficialmente nesta segunda-feira (5), embora já estivesse em vigor desde o sábado (3).

  • Vídeo: lancha com quatro homens fica à beira de abismo imenso

A decisão autoriza forças policiais e de segurança a realizarem buscas em todo o território nacional para localizar suspeitos de participação direta ou indireta na ação, classificada pelo governo venezuelano como uma agressão estrangeira e uma violação da soberania do país.

Captura de Maduro
Na madrugada de sábado, uma operação militar conduzida pelos Estados Unidos em Caracas resultou na prisão de Nicolás Maduro. Após ser detido, ele foi levado para Nova York, onde deverá comparecer à Justiça americana.

A esposa do presidente, Cilia Flores, também foi presa durante a operação. Ambos permanecem sob custódia das autoridades dos Estados Unidos e devem responder a processos na Justiça federal.

Acusações nos Estados Unidos
Segundo o governo americano, Maduro é acusado de liderar o chamado Cartel de los Soles, grupo que, de acordo com as investigações, estaria envolvido no tráfico internacional de drogas com destino aos Estados Unidos. As autoridades americanas associam a organização a crimes de narcotráfico e outras atividades ilícitas.

O processo judicial deverá ocorrer em um tribunal federal no Brooklyn, sob responsabilidade do juiz Alvin K. Hellerstein.