As crianças que desapareceram no quilombo de São Sebastião dos Pretos, em Bacabal, no interior do Maranhão, passaram pelo menos uma noite em uma cabana improvisada no meio da mata, conhecida por moradores da região como “casa caída”. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (15) pelo secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins.
Segundo o secretário, a estrutura foi localizada após a reconstituição do trajeto feito pelas crianças, com base nos relatos de Anderson Kauan, de 8 anos, que desapareceu junto com elas no dia 4 de janeiro e foi encontrado com vida três dias depois. Com o auxílio de cães farejadores, as equipes conseguiram chegar até o local.
As buscas por Allan, de 4 anos, e Ágatha, de 6 anos, entraram no 12º dia sem que as crianças tenham sido localizadas. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a operação foi ampliada e segue mobilizando forças policiais e equipes especializadas.
Buscas são ampliadas e incluem varredura em lago
Além das incursões por terra, os trabalhos passaram a incluir varreduras subaquáticas em rios e áreas alagadas próximas ao quilombo. Nesta quinta-feira, quatro mergulhadores do Corpo de Bombeiros atuam no Lago Limpo, uma das áreas consideradas estratégicas na investigação.
“O objetivo é encontrar qualquer pista que possa levar ao paradeiro das crianças”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Célio Roberto e Araújo.
As autoridades informaram que diferentes hipóteses seguem sendo analisadas para esclarecer o desaparecimento. No dia em que sumiram, as crianças haviam saído para brincar acompanhadas do primo Anderson Kauan. O menino foi localizado em uma área de mata a cerca de quatro quilômetros, em linha reta, do ponto onde o trio foi visto pela última vez.
Veja imagens do local

Leia Mais no Bacci Notícias:
- Vídeo: cadela farejadora morre durante deslocamento para buscas de crianças em Bacabal
- ‘Não podemos desistir de uma vida’, diz governador do MA sobre buscas em Bacabal
- Maranhão recebe apoio de 2 estados nas buscas por crianças desaparecidas em Bacabal