A última semana de janeiro de 2026 segue marcada por tempo instável em todo o Acre, com chuvas frequentes e alto índice de umidade do ar. A previsão é do pesquisador Davi Friale, do site O Tempo Aqui, que aponta possibilidade de precipitações a qualquer hora do dia, algumas delas com forte intensidade, principalmente ao longo dos próximos dias.

A previsão indica uma mudança gradual nas condições do tempo a partir de sexta-feira (30) | Foto: ContilNet
De acordo com a análise meteorológica, a atuação conjunta de vários sistemas atmosféricos aumenta a chance de volumes elevados de chuva no estado. Em municípios das microrregiões de Rio Branco, Brasiléia e Sena Madureira, os acumulados semanais podem ultrapassar os 150 milímetros. As pancadas podem vir acompanhadas de descargas elétricas, mas sem registro de ventos fortes.
Na capital acreana, os números já superam com folga a média histórica do mês. Até o início da tarde desta segunda-feira (26) a estação do Instituto Nacional de Meteorologia havia registrado 406,8 milímetros de chuva. Já os dados da Agência Nacional de Águas, coletados às margens do Rio Acre, apontam 544,2 milímetros, enquanto a média climatológica de janeiro é de 286,1 milímetros.
A previsão indica uma mudança gradual nas condições do tempo a partir de sexta-feira (30), quando o sol e o calor devem ganhar mais espaço. Mesmo assim, ainda podem ocorrer chuvas rápidas e isoladas, típicas do período.
As temperaturas permanecem elevadas em todo o estado. As máximas devem variar entre 28°C e 32°C, enquanto as mínimas ficam entre 21°C e 24°C. Por causa da alta umidade e da baixa circulação de ventos, a sensação térmica pode ficar até 4°C acima dos valores registrados pelos termômetros.
Os ventos devem soprar fracos a calmos, com rajadas moderadas, predominando a direção norte, com variações de noroeste e nordeste. Diante do cenário de chuvas intensas, o pesquisador alerta para a possibilidade de elevação acentuada do nível dos rios acreanos, incluindo o Rio Acre, em Rio Branco, nos próximos dias.