Donald Trump e a líder da oposição a Nicolás Maduro, María Corina Machado, vão se reunir na próxima quinta-feira (15/1) nos Estados Unidos. O encontro entre o presidente dos Estados Unidos e a vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2025 deve ocorrer na Casa Branca.
Há alguns dias, Trump se mostrou “ansioso” para se reunir com Machado, que deixou a Venezuela de forma clandestina em dezembro de 2025. Com a colaboração norte-americana, ela viajou até a capital da Noruega, Oslo, para receber o Nobel. Ela, porém, acabou não chegando a tempo da cerimônia.
Apesar de apoiar Machado e o candidato que concorreu como o nome da oposição nas eleições de 2024, Edmundo González, Trump deu sinalizações negativas à política após a captura de Nicolás Maduro.
Para o presidente dos EUA, Machado não tem “o respeito de todo o país” para governar a Venezuela.
O encontro será feito em meio a um clima de incertezas sobre o futuro da Venezuela. Depois da queda do líder chavista, Trump afirmou que os EUA deverão assumir o controle do país latino-americano até um período de transição política.
Washington, porém, ainda não deixou claro como deverá ser esse possível “governo”.
Autoridades chavista, contudo, mostraram-se contrárias aos planos do mandatário norte-americano. Por isso, a vice de Maduro, Delcy Rodríguez, foi empossada como presidente interina da Venezuela.
