O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou nesta sexta-feira (2) os serviços de recuperação da BR-364, em Cruzeiro do Sul, no trecho danificado pelas fortes chuvas registradas no dia 28 de dezembro, nas proximidades do Igarapé Santa Luzia. As intervenções ocorrem em um ponto considerado crítico da rodovia e exigem alterações no fluxo de veículos.

Além das interdições alternadas, há alerta para bloqueio total temporário no km 724 da BR-364
De acordo com o superintendente do DNIT no Acre, Ricardo Araújo, durante a execução das obras o tráfego será interrompido de forma alternada, em períodos que variam de três a quatro horas, tanto nesta sexta-feira quanto no sábado (3). Segundo ele, as interdições são necessárias para a realização dos serviços e para a instalação de tubos na área afetada. A possibilidade de fechamento total da rodovia por 24 horas chegou a ser avaliada, mas foi descartada.
O trecho foi severamente afetado após a elevação do nível do Igarapé Santa Luzia, que provocou erosões e a abertura de buracos no pavimento. Em um dos momentos mais críticos, o tráfego chegou a ser completamente interrompido, formando longas filas de veículos. Atualmente, a circulação ocorre em meia pista, com controle do fluxo.
Além das interdições alternadas, há alerta para bloqueio total temporário no km 724 da BR-364. Em mensagem encaminhada à imprensa, um colaborador envolvido na situação informou que o trecho ficará completamente interditado até as 19 horas desta sexta-feira. “No km 724 vai estar tudo interditado, não consegue ir nem vir. Não tem como transitar, nem para Rio Branco nem para Cruzeiro do Sul, em virtude do buraco, já que o asfalto está sendo cortado de um lado a outro”, diz o comunicado.
A BR-364 é a principal ligação terrestre entre Cruzeiro do Sul e outras regiões do Acre, incluindo a capital Rio Branco. O DNIT orienta os motoristas a evitarem o trecho durante o período de interdição, redobrarem a atenção e respeitarem a sinalização e as orientações das equipes que atuam no local, a fim de garantir a segurança de todos até a conclusão dos trabalhos.
