Na última semana, apresentamos duas imagens fantásticas produzidas por brasileiros
Siga o Olhar Digital no Google Discover
Toda semana, no Programa Olhar Espacial, exibimos duas imagens astronômicas que se destacaram na semana que passou. E na última semana, apresentamos duas imagens fantásticas produzidas por brasileiros. Confiram:
Trânsito de Ganimedes

A primeira imagem mostra um registro fantástico do trânsito de Ganimedes em frente Júpiter registrado no último dia 07 de janeiro em Canoas, Rio Grande do Sul. Em um mesmo 07 de janeiro, mas do ano de 1610, Ganimedes, juntamente com Io, Europa e Calisto, foram observados pela primeira vez por Galileu Galilei. Com seu telescópio simples, mas inovador, Galileu revolucionou a astronomia com essas observações, mas não podia ver Júpiter com tanta definição, muito menos os detalhes captados na superfície de Ganimedes a medida que ele e sua sombra avançam sobre a superfície tempestuosa do Gigante Gasoso.
Já a segunda imagem mostra o tão falado cometa 3I/ATLAS, que está de passagem pelo Sistema Solar. O registro primoroso, feito em dezembro, durante sua máxima aproximação da Terra, mostra algumas características incomuns do visitante interestelar, como a coloração avermelhada de sua coma, que pode indicar que seu núcleo tem uma composição mais rica em carbono do que a maioria dos cometas observados por aqui. imediatamente à esquerdo do intrigante cometa, há um pontinho vermelho esfumaçado. Trata-se da longínqua galáxia PGC 1334330, cuja distância é estimada em 2,5 bilhões de anos-luz.
Original em:https://www.instagram.com/reel/DTZKsV7DUOV/
Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.