O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), anunciou nesta segunda-feira (19) sua pré-candidatura ao Governo do Acre nas eleições de 2026.
O anúncio foi feito à imprensa no auditório da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agrícola do Acre (ACISA), em evento que contou com apoiadores, empresários e o vice-prefeito Alysson Bestene.

O anúncio foi feito à imprensa no auditório da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agrícola do Acre (ACISA): Foto/ContilNet
“Acho que chegou a hora. As cobranças são muito grandes. A pergunta era a mesma: e agora, vai ou não vai? Vai ou não vai? Então, a gente vai ou não vai, agora tem que ir. E se existe uma coisa comigo que eu não tenho, é medo. Eu sou um sujeito meio destemido. Eu vejo que o nosso Acre tem um grande potencial para desenvolver. Hoje, nós estamos aqui dando o primeiro passo, que é colocar o nosso nome à disposição da população”, declarou Bocalom.
Ele também reconheceu o direito de seus adversários de lançarem candidaturas.
“Não é porque já temos três outros nomes aí que não podemos lançar o nosso. Eu entendo, porque também tenho o sonho de ser governador. Então está lá o Alan Rick, que, desde que ganhou para o Senado, colocou o nome dele. Tem todo direito, qual o problema? Segundo, tem a Mailza, que colocou o nome dela também há um ano, talvez um ano e pouco atrás, é a nossa vice-governadora. Tem todo direito a vice-governadora. O PT está meio cambaleando, mas o doutor Thor acha que deve ir, e acho que vai. É todo direito. Se tiver mais alguém que tem intenção, que coloque o nome. Sabe o que é? É o povo”, disse.
O evento contou ainda com a presença de empresários como o pecuarista Jorge Moura, o proprietário da Ipê Empreendimentos, Ricardo Leite, e o CEO do Grupo Araújo, Aldenor Araújo, que participaram do anúncio junto ao prefeito.
Sobre sua trajetória e experiência no cargo, Bocalom afirmou:
“É muito trabalho. Eu acho que Rio Branco nunca viu tantas obras da prefeitura como tem. Então, eu acho que nessa linha que nós estamos aqui hoje, para dizer para os amigos que aqui estão e para a imprensa amiga que aqui está, que a partir de hoje nós estaremos colocando o nosso nome à disposição da sociedade acreana para definir, até lá pelo mês de abril, início de abril, como vai ficar isso. O nosso nome estará colocado. Não tenho dúvida nenhuma de que hoje o nosso nome já é o segundo colocado, sem nunca ter falado que era pré-candidato. Agora, a gente coloca, e eu tenho certeza que vai dar uma mexida boa nesse tabuleiro”, afirmou.
O prefeito reforçou a importância do apoio da população e de aliados:
“Então, eu acho que nessa linha a gente vai continuar trabalhando, pedindo que os amigos nos ajudem, pedindo que os amigos que conhecem o nosso projeto e sabem das nossas intenções nos ajudem. Nós precisamos muito da ajuda de cada um de vocês. Porque, se chegar lá na frente e nosso nome estiver muito bem colocado, alguém vai tirar? Fica difícil, não fica? E se não estiver bem, não tem nenhum problema, recolhe-se. Vamos trabalhar, tenho três anos de prefeitura pela frente, não tem nenhum problema. Então, é isso, gente. A partir de agora, nós acabamos de colocar o nosso nome à disposição do povo acreano, de Rio Branco, que me acolheu tão bem, Acrelândia que me acolheu quando eu cheguei, o estado do Acre me acolheu, o título de cidadão acreano que eu já tenho. Nunca esqueço disso. Então, a todos vocês, muito obrigado. A partir desse momento, Tião Bocalom coloca seu nome como pré-candidato a governador deste Estado para as eleições”, concluiu.
Bocalom já havia sinalizado interesse na disputa desde o ano passado, mas aguardava o início de 2026 para formalizar a decisão. Com isso, ele deve se afastar do cargo até o dia 4 de abril, conforme legislação eleitoral, e o vice-prefeito Alysson Bestene assumirá a Prefeitura de Rio Branco durante o período.