Presa por participação em três homicídios de pacientes internados no Hospital Anchieta, em Taguatinga (DF), a técnica de enfermagem Amanda Rodrigues de Sousa, de 28 anos, atuou por um curto período no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), em 2020, durante a pandemia de Covid-19.
- Suspeito de matar pacientes na UTI confessa crimes sem demonstrar arrependimento
Em nota, o HCB confirmou que Amanda integrou o quadro de funcionários da unidade por apenas oito dias. “O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) confirma que a técnica de enfermagem Amanda Rodrigues de Sousa compôs o quadro de funcionários da unidade em 2020, trabalhando no HCB pelo período de oito dias”, informou a instituição.
A contratação ocorreu em caráter emergencial, após convocação de técnicos de enfermagem aprovados em processo seletivo. O chamado foi feito em 20 de março de 2020, período em que o Distrito Federal vivia estado de emergência sanitária em razão da Covid-19.
Amanda havia sido aprovada na fase de análise curricular e ficou classificada na 13ª colocação de um total de 278 candidatos habilitados no processo seletivo.
Técnica trabalhou no Hospital da Criança
O Hospital da Criança de Brasília José Alencar é uma instituição pública, integrante da rede da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), com atendimentos exclusivos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade é referência nacional no tratamento pediátrico de câncer e doenças raras e é gerida pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe).
Nas redes sociais, Amanda Rodrigues de Sousa se apresentava como “mãe e cristã” e afirmava atuar como intensivista e instrumentadora cirúrgica — funções que exigem formação técnica específica e são voltadas, principalmente, para o trabalho em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Ela é investigada pela Polícia Civil do Distrito Federal por participação em ao menos três mortes de pacientes no Hospital Anchieta, caso que levou à ampliação das investigações para outras unidades de saúde onde a técnica atuou nos últimos anos.
Leia mais no BacciNotícias:
- Polícia prende suspeito de manter PM em cárcere e matá-lo na Grande SP
- Ataque a tiros contra família termina com bebê morto e seis feridos
- Após filmar ex-namorada agonizando, homem liga para a polícia e confessa o crime

