Juruá Informativo

Tarcísio intensifica reaproximação após visita a Bolsonaro e encontros com filhos

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), intensificou gestos interpretados por aliados como parte de um movimento de trégua com o clã bolsonarista.

Tarcísio de Freitas / Foto: Reprodução

Após semanas de cobrança por um apoio mais explícito à pré-candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) ao Palácio do Planalto, Tarcísio esteve com Carlos Bolsonaro (PL) pelo menos duas vezes nesta semana e visitou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na prisão, na manhã de quinta-feira (29/1).

Ao deixar a Papudinha, onde Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e 3 meses por liderar a trama golpista, o governador paulista conversou com jornalistas e voltou a ser questionado sobre o apoio a Flávio nas eleições.

“Claro, sem dúvida, como eu tenho afirmado constantemente, não tem dúvida nenhuma com relação a isso [apoio a Flávio]”.

Na mesma conversa, ele reafirmou que pretende ser candidato à reeleição e reforçou que o foco é o planejamento de longo prazo para São Paulo e a construção de um “legado”.

Na entrevista, Tarcísio apareceu ao lado de Carlos Bolsonaro, que visitava o pai na prisão. O governador de SP e o filho 02 já haviam se encontrado nesta mesma semana. Na quarta-feira (28/1), eles almoçaram juntos em São Paulo, em compromisso que não constava na agenda oficial do chefe do Palácio dos Bandeirantes.


Entrevista na saída da Papudinha

  • Ao deixar a Papudinha, Tarcísio dedicou grande parte da entrevista a falar sobre a relação com Jair Bolsonaro.
  • Afirmou que “queria muito transmitir meu abraço, minha solidariedade ao presidente Bolsonaro, dizer para ele que nós estamos juntos”.
  • Também disse que buscou ser “um pouco porta-voz desse carinho” que o ex-presidente recebe de apoiadores pelo país.

A visita à Papudinha, originalmente prevista para a semana passada, foi adiada a pedido do governador, que alegou ter outros compromissos na data autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A sequência de eventos ocorreu em um contexto no qual setores do bolsonarismo e aliados políticos cobravam Tarcísio por apoio mais enfático à candidatura de Flávio Bolsonaro.

Parlamentares ligados ao ex-presidente queriam que o governador de São Paulo se engajasse de forma mais direta no projeto presidencial de Flávio e, até então, consideravam tímido o apoio público do governador paulista à pré-candidatura do senador ao Planalto.

A relação com os filhos do ex-presidente, que também cobraram publicamente maior apoio de Tarcísio, também parece arrefecer. Após a visita a Bolsonaro, o filho Carlos compartilhou pelo X (antigo Twitter) trechos da entrevista que Tarcísio concedeu na saída da Papudinha.

O deputado cassado Eduardo Bolsonaro (PL), que está autoexilado nos Estados Unidos, usou as redes sociais para parabenizar Tarcísio pela visita ao pai. “É um gesto que, sem dúvida, faz muito bem a ele (Bolsonaro) neste momento difícil que ele atravessa e que contribui para que, com mais força e energia, possamos seguir adiante com esperança em dias melhores”, disse o filho 03.

Eduardo afirmou ser o momento de focar “aquilo que converge” e destacou que Tarcísio apareceu ao lado de Carlos na entrevista. “Fiquei especialmente satisfeito com a visita realizada hoje e ainda mais alegre ao ver o meu irmão Carlos Bolsonaro ao lado do governador. Gestos como esse fortalecem laços, constroem pontes e reafirmam compromissos com o futuro do Brasil”, escreveu.

Sair da versão mobile