Destaque em O Agente Secreto, a atriz Tânia Maria, de 79 anos, revelou que decidiu parar de fumar após mais de seis décadas de vício. A decisão teria sido tomada por conta da possibilidade de viajar para os Estados Unidos, ao lado do elenco do filme, em caso de indicações da produção ao Oscar.
Ex-costureira e artesã potiguar, Tânia Maria ganhou destaque internacional ao interpretar Dona Sebastiana no filme O Agente Secreto, que foi premiado no último fim de semana com duas estatuetas no Globo de Ouro.
Após o sucesso no filme, a atriz tomou uma grande decisão. Deixou de fumar após 65 anos e brincou sobre a situação, dizendo que não fuma mais nem mesmo em cenas de filmes.
“Antes eu fumava três carteiras por dia. Se quiser contratar Tânia Maria agora, é sem cigarro. Posso botar o cigarro no dedo, mas fumar não”, disse a atriz em entrevista ao Fantástico.

![]()

1 de 5
Wagner Moura em O Agente Secreto
Divulgação

2 de 5
Wagner Moura em O Agente Secreto
Divulgação

3 de 5
Alice Carvalho como Fátima e Wagner Moura como Marcelo em O Agente Secreto
Foto: Victor Juca/Divulgação

4 de 5
Maria Fernanda Candido em O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
Cinema Scopio/Divulgação

5 de 5
Cena do filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
Divulgação
A decisão de não fumar mais veio pelo desejo de Tânia de viajar. Um dos destinos será a cerimônia do Oscar, marcada para o dia 15 de março, nos EUA. O Agente Secreto está bem cotado, segundo a crítica especializada, para conseguir indicações em algumas categorias, incluindo Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Ator com Wagner Moura.
Tânia Maria em O Agente Secreto
Tânia Maria interpreta a personagem Dona Sebastiana no filme, que também tem hábito de fumar muito intenso, mencionado em um dos momentos do longa de Kleber Mendonça Filho e foi parte central da construção da personagem dela.
A atuação dela na produção e a conexão com o cigarro, inclusive, renderam à atriz uma menção inédita do renomado jornal The New York Times, que a premiaram com a categoria de Melhor Atuação com Cigarro .
“As atuações nos filmes deste ano foram tão boas que tivemos que inventar novos prêmios”, escreveu o jornal à época, em um material que também reuniu categorias como Melhor Atuação com Capacete e Melhor Colapso Nervoso.
Leia também
No filme Dona Sebastiana é a gerente do Edifício Ofir, onde Marcelo, personagem de Wagner Moura, se esconde após descobrir que está sendo caçado. O prédio abriga moradores que buscam refúgio por diferentes razões, de perseguidos políticos a pessoas LGBT+ rejeitadas pela família.
Embora a personagem apareça fumando apenas na primeira cena, o cigarro se torna um elemento-chave de sua presença em cena. Dona Sebastiana afirma fumar há 60 dos seus 77 anos, e o objeto funciona como uma extensão do corpo e da personalidade da personagem.
“Ela maneja aquele cigarro como idosos mais convencionais usam uma bengala”, escreveu o The New York Times. “O roteirista e diretor Kleber Mendonça Filho tem um olhar incansável para pessoas. E, de fato, Tânia Maria se torna muito mais do que um personagem secundário nesse grande filme.”
