O governo do Acre avançou, nesta sexta-feira (16), em mais uma fase do concurso público da Educação Estadual. O secretário de Estado de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, confirmou a terceira convocação do certame, considerado por ele o maior já realizado na área educacional no estado. Ao todo, mais de 3 mil profissionais estão sendo chamados de forma gradual para fortalecer a rede pública de ensino.

Secretário de Educação, Aberson Carvalho: Foto/ Reprodução
Nesta etapa, a relação dos convocados foi oficialmente divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE). De acordo com o secretário, aproximadamente 500 candidatos foram chamados para funções administrativas, além de mais de 70 professores que passarão a atuar em diferentes regiões do Acre.
Durante entrevista, Aberson comemorou o avanço das convocações e destacou a expectativa dos aprovados. “Venho aqui trazer boas notícias para vocês. Sextou com convocações no Diário Oficial do Estado. Se você estava ansioso e esperando ser convocado, hoje 500 profissionais para administrativos estão sendo convocados. Mais de 70 professores também farão parte da nossa rede em todo o Estado”, afirmou.
O secretário reforçou que o processo atende a um compromisso firmado pelo governador Gladson Camelí e pela vice-governadora Mailza Assis com o fortalecimento da educação pública. Segundo ele, a presença de professores e servidores administrativos é essencial para garantir melhores condições de ensino nas escolas.
“Sabemos que no chão da escola, o professor e o apoio administrativo são fundamentais para a qualidade da educação. Vale registrar que nós estamos na terceira etapa. Em breve, nós teremos a quarta convocação e a quinta convocação”, explicou.
Aberson Carvalho também antecipou que a próxima fase será dedicada exclusivamente aos profissionais da educação especial, o que representa um marco histórico. “Pela primeira vez na história do governo do estado do Acre, nós estamos fazendo um concurso e convocações de posse dos professores da educação especial. Um compromisso do nosso plano de governo e com esses profissionais que tanto cuidam das nossas crianças”, ressaltou.
Outro ponto destacado foi o compromisso de convocar todos os aprovados, inclusive os que integram o cadastro de reserva. Segundo o secretário, essa etapa final será voltada principalmente para o preenchimento de vagas no interior do estado.
“A última convocação serão aqueles do cadastro reserva. Vocês que estão classificados, porém no cadastro reserva, serão convidados a se distribuir no interior, ou seja, a ocupar os espaços vazios previstos no nosso edital. Todos serão convocados e iremos zerar o cadastro reserva de todos os professores”, garantiu.
Ao concluir, Aberson afirmou que o concurso simboliza um avanço histórico para a educação acreana. “Esse é um sonho também meu de realizar o maior concurso da história do Acre”, finalizou.
