O Rio Iaco voltou a apresentar elevação no nível de suas águas na comunidade Fortaleza, região distante aproximadamente três dias de viagem de barco da zona urbana de Sena Madureira. Na manhã desta sexta-feira, dia 23, o rio registrava forte correnteza e variação constante no volume de água.

De acordo com informações repassadas pela Defesa Civil Municipal, o Rio Iaco atingiu nesta sexta-feira a marca de 11,35 metros | Foto: Reprodução
Um vídeo compartilhado pelo morador João Dias mostra o sobe e desce do nível do rio neste período de inverno amazônico, marcado por chuvas intensas, principalmente nas cabeceiras dos rios da região.
De acordo com informações repassadas pela Defesa Civil Municipal, o Rio Iaco atingiu nesta sexta-feira a marca de 11,35 metros, ainda abaixo da cota de alerta, mas em situação de monitoramento constante.
A reportagem também manteve contato com moradores dos seringais Novo Destino, Recife e Nova Olinda, onde a situação é semelhante, com as águas apresentando elevação gradual.
Diante do cenário, fica o alerta aos ribeirinhos para que redobrem os cuidados ao trafegar pelo rio, utilizando sempre coletes salva-vidas e respeitando a capacidade máxima das embarcações, a fim de evitar acidentes.
A Defesa Civil lembra que a cota de alerta do Rio Iaco é de 14 metros, enquanto a cota de transbordamento é de 15,20 metros.