O final de semana no Acre deve ser marcado por calor, ventos fortes e pouca chuva, segundo previsão divulgada pelo pesquisador meteorológico Davi Friale, no site O Tempo Aqui. A tendência, de acordo com ele, é de tempo mais firme entre o fim de janeiro e o início de fevereiro.
Friale explica que esta sexta-feira (31) e o sábado (1) terão predomínio de sol e variação de nuvens, com possibilidade apenas de chuvas rápidas e isoladas. A partir de domingo, a chegada de uma massa de ar associada a sistemas de alta pressão no hemisfério norte deve provocar mudanças nas condições do tempo.
Em relação aos rios, Friale relembra que a elevação rápida dos níveis já havia sido prevista | Foto: Pedro Devani/Secom
Segundo Friale, esse fenômeno é consequência do frio intenso registrado na Europa e na América do Norte. “Os dias ficarão muito ventilados, com ventos soprando do norte, variando de noroeste e nordeste. A diminuição da umidade do ar reduz a chance de chuvas mais abrangentes”, destaca o pesquisador.
Esses ventos podem apresentar rajadas superiores a 40 km/h em alguns momentos, mas, conforme o meteorologista, não há motivo para alerta. A previsão indica que o vento intenso deve predominar no estado até pelo menos a próxima quarta-feira (4), ajudando a aliviar o calor e mantendo o tempo seco.
As temperaturas máximas devem variar entre 31°C e 34°C durante as tardes, podendo ultrapassar esses valores pontualmente. Já nas primeiras horas da manhã, as mínimas devem oscilar entre 21°C e 24°C em todos os municípios acreanos.
Em relação aos rios, Friale relembra que a elevação rápida dos níveis já havia sido prevista. Apesar disso, o pesquisador avalia que não há expectativa de cheias mais graves nos próximos dias. Em Rio Branco, o Rio Acre pode ultrapassar os 15 metros neste fim de semana, com possibilidade de se aproximar dos 16 metros, mas a tendência é de estabilidade com chuvas apenas pontuais e passageiras.
