Quem visitar o Senado Federal durante as férias de janeiro terá uma experiência única: encontrar-se com o ex-senador Darcy Ribeiro por meio de um filme em realidade virtual. A iniciativa faz parte do projeto Visita 360, que, pelo segundo ano consecutivo, oferece sessões de filmes com óculos especiais para os visitantes do Congresso. As exibições ocorrem durante todo o mês de janeiro às segundas, quartas e sextas, das 11h às 17h.
1 de 4
Darcy Ribeiro (Zé Carlos Machado) e Yamdara (Dandara Queiroz)
Divulgação/Senado
2 de 4
Zé Carlos Machado e o diretor Filipe Gontijo durante gravações de Encontro com Darcy Ribeiro
Divulgação/Senado
3 de 4
Cena de Encontro com Darcy Ribeiro
Divulgação/Senado
4 de 4
Cena de Encontro com Darcy Ribeiro 1
Divulgação/Senado
Realizadas no Hall dos Gabinetes, as projeções transportam o público para diferentes cenários, desde uma mata fechada até ambientes do próprio Senado. No filme, o parlamentar acompanha a jovem indígena Yandara, interpretada por Dandara Queiroz. Durante os 13 minutos de duração, os espectadores podem olhar para qualquer ponto em 360º, mergulhando completamente na narrativa.
Leia também
“É muito prazeroso porque você tem menos controle sobre o que o espectador vai assistir e também menos controle sobre a cena toda. Então, isso é meio contraditório, mas te dá uma calma, uma liberdade de aceitar que as coisas não são tão cartesianas assim”, explica Filipe Gontijo.
O filme Encontro com Darcy é protagonizado por Zé Carlos Machado e destaca a trajetória do ex-parlamentar na defesa dos povos indígenas. Um dos principais articuladores da criação do Parque Indígena do Xingu, no filme, Darcy acompanha a saga da jovem universitária que busca reconectar-se com suas raízes e proteger a ancestralidade indígena. O tema dialoga diretamente com o ambiente intimista criado pela direção por meio da realidade virtual.
“Para usar mais essa coisa da empatia que tem na realidade virtual, a gente sentiu que deveria abordar o tema indígena. Paralelamente a isso, a gente foi vendo como está a questão indígena hoje em dia, que mais pessoas estão se identificando e assumindo essas raízes e que muitos são indígenas urbanos”, pontua Filipe.
Darcy Ribeiro nasceu em Montes Claros (MG) em 1922. Antropólogo, educador e defensor dos povos indígenas, fundou o Museu do Índio e colaborou na criação do Parque Indígena do Xingu. Foi o primeiro reitor da Universidade de Brasília e senador entre 1991 e 1997, ano de sua morte.
Filipe reforça que as palavras não são o melhor meio para descrever a experiência da realidade virtual e que a forma ideal é vivenciar o filme. “Desta vez, você está dentro do filme. Falando assim não é tão intenso quanto vendo. Então, a gente fala que o melhor jeito é assistir para você entender como é a experiência.”
Serviço
Encontro com Darcy
Exibição: durante todo mês de janeiro, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 11h às 17h, após o percurso da visitação
Local: Hall dos gabinetes (Praça das Abelhas), no Senado Federal
Agendamento: Não há agendamento. Entrada por ordem de chegada

