A quarta-feira (14) será marcada por tempo instável e elevada umidade do ar em todo o Acre, segundo previsão do meteorologista Davi Friale. A combinação de calor e umidade favorece a ocorrência de chuvas a qualquer hora do dia, que podem ser intensas em alguns pontos e causar transtornos pontuais à população.
A quarta-feira (14) será marcada por tempo instável e elevada umidade do ar em todo o Acre| Foto: ContilNet
As condições meteorológicas também atingem áreas do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de regiões da Bolívia e do Peru. Em parte dessas localidades, há possibilidade de chuva muito forte.
No leste e sul do estado, que compreende as microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o tempo permanece quente e abafado, com chuvas passageiras e pontuais. A probabilidade de chuvas fortes é considerada média. A umidade relativa do ar varia entre 55% e 65% durante a tarde, podendo chegar a 100% nas primeiras horas da manhã. Os ventos sopram fracos, predominantemente do norte, com variações de noroeste e nordeste.
No centro e oeste acreano, abrangendo Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário é semelhante, com calor, abafamento e pancadas isoladas de chuva, que podem ganhar intensidade em algumas áreas. A umidade mínima oscila entre 65% e 75% à tarde, enquanto a máxima pode atingir entre 90% e 100% ao amanhecer. Os ventos também permanecem fracos e calmos.
As temperaturas seguem elevadas em todo o estado. Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, os termômetros variam entre 21°C e 23°C nas mínimas, com máximas entre 29°C e 31°C. Em Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, as máximas podem chegar a 32°C.
Municípios como Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus devem registrar temperaturas entre 21°C e 31°C. Já em Tarauacá e Feijó, os termômetros podem alcançar até 31°C. No Vale do Juruá, incluindo Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as máximas variam entre 28°C e 30°C.
A orientação é para que a população fique atenta às mudanças rápidas no tempo e aos alertas meteorológicos, especialmente em áreas suscetíveis a alagamentos.
