Ícone do site Juruá Informativo

PT aposta em Haddad para concorrer ao Senado ou ao governo de SP

Cúpula do núcleo duro do Partido dos Trabalhadores (PT) defende que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concorra ou ao governo de São Paulo (SP) ou ao Senado, também pelo estado paulista.

O problema, no entanto, é que o próprio petista resiste a se candidatar a qualquer cargo, uma vez que quer ficar responsável pela coordenação da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para um quarto mandato.

No cenário em que Haddad concorreria pelo governo do estado com maior capital do Brasil, ele seria páreo para o governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos-PB), que pretende concorrer à reeleição.

Haddad pretende deixar o cargo antes do fim do mandato, como mostrou o Metrópoles. O desejo de Haddad foi tratado diretamente com Lula, mas o ministro sabe que o presidente deve deixar a decisão para o último momento; por isso, ainda não há data para a saída.

Caso dispute algum cargo em 2026 ou coordene a campanha presidencial do PT, Haddad precisa sair do cargo até abril de 2026.

Na visão de petistas ouvidos pela reportagem, a única possibilidade de Haddad concorrer ao governo do SP seria se Tarcísio anunciasse a candidatura para a Presidência da República. Até o momento, o aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sinalizou que não pretende concorrer ao Planalto.

Na equação, há ainda a manifestação de tentar emplacar o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), para o governo paulista. Este, entretanto, quer continuar na chapa de Lula para as eleições presidenciais deste ano.

Sair da versão mobile