O Acre está entre os estados que passarão a contar com reforço significativo na infraestrutura de internet a partir da instalação de novos cabos de fibra óptica na região amazônica. Ao todo, 3.170 quilômetros de cabos chegarão ao Brasil como parte do programa Norte Conectado, iniciativa coordenada pelo Ministério das Comunicações voltada à ampliação do acesso à internet de alta velocidade em áreas remotas, rurais e ribeirinhas.

Os cabos possuem alta capacidade de transmissão de dados: Foto/Reprodução
O material, que foi importado da China, será empregado na construção de infovias subfluviais, sistema que utiliza os próprios rios da Amazônia para a passagem da fibra óptica. O cronograma prevê que o lançamento dos cabos tenha início em maio, após uma etapa logística de aproximadamente 30 dias para o transporte e adaptação do material às embarcações brasileiras.
Com a expansão dessa rede, a expectativa é de que o Acre experimente melhorias expressivas na conectividade de escolas, unidades de saúde, repartições públicas e comunidades isoladas. A iniciativa busca reduzir desigualdades no acesso à internet e fortalecer serviços essenciais, utilizando um modelo que dispensa grandes obras terrestres e, assim, contribui para a preservação ambiental e a diminuição de impactos sobre a floresta.
Os cabos possuem alta capacidade de transmissão de dados, o que deve garantir conexões mais rápidas e estáveis mesmo em regiões de difícil acesso. O Norte Conectado prevê alcançar cerca de 7,5 milhões de pessoas em 70 municípios localizados nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima e Pará.
Além de ampliar a inclusão digital, o projeto pretende estimular o desenvolvimento social e econômico da Amazônia Legal, ao integrar tecnologia, sustentabilidade e a modernização da infraestrutura de telecomunicações na região.
