O tempo segue instável em todo o Acre nesta terça-feira (13), com chuvas a qualquer hora do dia, podendo ser fortes em algumas áreas, segundo análise do meteorologista Davi Friale. A elevada umidade do ar favorece a formação de nuvens carregadas, aumentando o risco de transtornos à população.

Chuvas a qualquer hora do dia, podendo ser fortes em algumas áreas, segundo análise do meteorologista Davi Friale/ Foto: Reprodução
De acordo com Friale, o cenário de instabilidade atinge não apenas o Acre, mas também áreas do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além das planícies da Bolívia e da região de selva do Peru. Em alguns pontos, a chuva pode ocorrer de forma muito intensa.
Leste e sul do estado
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o tempo permanece instável durante todo o dia. Há alta probabilidade de chuvas fortes, com temperaturas amenas. A umidade relativa do ar varia entre 65% e 75% no período da tarde e pode chegar a 100% ao amanhecer. Os ventos sopram fracos, predominantemente do norte, com variações de noroeste e nordeste.
Centro e oeste
Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o padrão se repete, com chuvas frequentes e possibilidade de pancadas intensas. A umidade também permanece elevada, variando entre 65% e 75% à tarde e 90% a 100% nas primeiras horas do dia.
Temperaturas previstas
-
Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 20°C e 22°C; máximas entre 26°C e 28°C
-
Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 20°C e 22°C; máximas entre 26°C e 28°C
-
Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 20°C e 22°C; máximas entre 26°C e 28°C
-
Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 21°C e 23°C; máximas entre 27°C e 29°C
-
Tarauacá e Feijó: mínimas entre 21°C e 23°C; máximas entre 27°C e 29°C
-
Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 21°C e 23°C; máximas entre 26°C e 28°C
-
Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 21°C e 23°C; máximas entre 26°C e 28°C
O meteorologista reforça o alerta para atenção redobrada em áreas urbanas e ribeirinhas, devido ao risco de alagamentos, enxurradas e outros transtornos causados pelas chuvas persistentes.