A vitória de O Agente Secreto na categoria de Melhor Filme Internacional no Critics Choice Awards deste domingo (4/1) chamou a atenção nas redes sociais. Embora os brasileiros tenham comemorado a premiação, a forma como o diretor Kleber Mendonça Filho e a produtora Emilie Lesclaux receberam a notícia foi alvo de críticas. Os dois estavam no tapete vermelho e não puderam fazer um discurso ao receber o prêmio.
O momento repercutiu mal nas redes sociais e os brasileiros lotaram postagens da cerimônia com críticas. Pouco depois, Wagner Moura, protagonista de O Agente Secreto, e Mendonça Filho subiram ao palco para apresentar a categoria de Melhor Filme, a última e mais prestigiada da noite. A escolha dos brasileiros foi avaliada na web como uma forma de compensação.

![]()

1 de 5
O ator Wagner Moura
Divulgação/O Agente Secreto


3 de 5
Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho no Critics Choice Awards
Kevin Winter/Getty Images for Critics Choice Association

4 de 5
Wagner Moura na 35ª edição anual do Gotham Film Awards, realizada no Cipriani Wall Street em 1º de dezembro de 2025, em Nova York
Dia Dipasupil/WireImage

5 de 5
Wagner Moura em O Agente Secreto
Divulgação
Teorias que circulam nas redes sociais sugerem que houve uma mudança em quem apresentaria a categoria e que a decisão seria uma contenção de danos após a polêmica com a entrega do prêmio de Melhor Filme Internacional. A movimentação dos brasileiros nas redes sociais também foi apontada como um dos motivos para a mudança.
Agredecimento e alfinetada
Ao subir ao palco, Kleber anunciou a categoria e fez um breve discurso. Ele agradeceu pelo prêmio recebido e ressaltou a potência da categoria de Melhor Filme Internacional neste ano. “Agora é uma honra apresentar a categoria de Melhor Filme”, disse o pernambucano.
“Ou, como chamamos no Brasil, Melhor Filme Internacional”, ironizou Wagner, arrancando risadas da plateia, antes de chamar a apresentação dos filmes concorrentes.
Leia também
Entrega de prêmio estava prevista?
Oficialmente, o Critics Choice Awards não comentou quem seriam os apresentadores da última categoria e por isso não é possível saber se houve mudança de última hora ou não. Bastidores apontam que era esperado que os vencedores da categoria de Melhor Filme Internacional apresentassem o grande prêmio da noite.
O Metrópoles procurou a assessoria de O Agente Secreto para confirmar quando foi feito o convite, mas ainda não teve resposta. O espaço segue aberto.
Em nota, Kleber Mendonça Filho chegou a comentar sobre o episódio e destacou que a apresentação da categoria ajudou a diminuir o climão gerado com a entrega do prêmio no tapete vermelho.
“O fato de nós termos apresentado o Melhor Filme, de certa forma, amenizou uma falta de atenção da Critics Choice Association com uma das grandes safras históricas de cinema feito fora dos Estados Unidos — num momento político do país, onde o elemento estrangeiro tem sido muito debatido. Teria sido importante destacar o cinema internacional, com uma apresentação no palco dos indicados”, frisou o cineasta.
