Prefeitura de Rio Branco mantém 53 famílias e 34 animais acolhidos em cinco abrigos

Ao todo, 186 pessoas seguem assistidas pelo município; animais estão em espaço externo separado e sob acompanhamento

A Prefeitura de Rio Branco mantém atualmente 53 famílias acolhidas em cinco abrigos municipais, totalizando 186 pessoas entre crianças, adultos, idosos e adolescentes. Além do atendimento às famílias, o município também abriga 34 animais, entre cães e gatos, pertencentes às pessoas acolhidas.

Ao todo, 186 pessoas seguem assistidas pelo município; animais estão em espaço externo separado e sob acompanhamento/Foto: Prefeitura de Rio Branco

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, o tenente-coronel Cláudio Falcão, os animais não ficam junto com as famílias dentro dos espaços de acolhimento, mas permanecem em uma área externa reservada, organizada para garantir segurança e cuidados adequados.

Segundo ele, caso a permanência das famílias nos abrigos fosse prolongada, os animais poderiam ser encaminhados ao setor de zoonoses para receber acompanhamento específico. No entanto, a expectativa é que isso não seja necessário.

“A gente acredita que até segunda-feira essas famílias já estejam retornando para suas casas. Com isso, não deve haver a necessidade de movimentar os animais para outros locais”, explicou o tenente-coronel.

A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e prestando assistência às famílias acolhidas, garantindo abrigo, alimentação e apoio, enquanto trabalha para a desmobilização gradual dos abrigos de forma segura.