Manoel Carlos morreu neste sábado (10/1), aos 92 anos, e deixou o legado das icônicas Helenas da teledramaturgia. Um dos nomes mais registrados no Brasil, ele teve um motivo especial para ser escolhido pelo autor de novelas.
Segundo Maneco, como era conhecido, a primeira inspiração para o nome foi Helena de Tróia. “Eu escolhi porque gosto muito do nome”, destacou em entrevista ao Conversa com Bial em 2020.
Relembre as Helenas de Manoel Carlos
- Lílian Lemmertz, em Baila Comigo;
- Maitê Proença, em Felicidade;
- Regina Duarte, em História de Amor, Por Amor e Páginas da Vida;
- Vera Fischer, em Laços de Família;
- Christiane Torloni, em Mulheres Apaixonadas;
- Taís Araújo, em Viver a Vida;
- Julia Lemmertz, filha de Lilian, na novela Em Família.
Ele ainda destacou características da figura mitológica que o fez ter gosto pelo nome. “Helena era uma mulher muito arrojada, foi uma mulher que se divorciou na época. Ela fez muita coisa. Helena era uma grande mulher.”
1 de 7
Manoel Carlos morreu, aos 92 anos, neste sábado (9/1)
Globo/Divulgação
2 de 7
Novela Laços de Família
Reprodução TV GLobo
3 de 7
Novela História de Amor
Reprodução TV Globo
4 de 7
Novela de Maneco, História de amor
Reprodução TV Globo
5 de 7
Manoel Carlos morre aos 92 anos
Reprodução TV Globo
6 de 7
Regina Duarte e Gabriela Duarte em Por Amor
Reprodução TV Globo
7 de 7
Julia Almeida e Manoel Carlos em nova postagem
Reprodução
O autor destacou ainda que as Helenas criadas por ele para novelas tinham diferenças que apareciam ao longo das tramas. No entanto, todas tinham uma série de características em comum.
Leia também
“Helena é generosa, apaixonada, por qualquer coisa. Inclusive, por qualquer homem. [Ela é] despojada, boa mãe, exemplo familiar. Acho que isso agradou também, essa mistura toda”, avaliou.
Maneco lembrou também que embora gostasse do nome e tenha tido duas filhas mulheres, nenhuma delas se chama helena. “Aí as pessoas me perguntavam na rua ‘Foi sua namorada?’, ‘Foi sua amante?’ e eu: ‘não’. Enfim, eu não tinha nenhuma Helena”, se divertiu.

