Juruá Informativo

PM e ICMBio prendem dois suspeitos por caça ilegal e apreendem jabutis em Marechal Thaumaturgo

No domingo (11), o 6º Batalhão da Polícia Militar do Acre atuou em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em uma operação de proteção ambiental na Reserva Extrativista do Alto Juruá e na Terra Indígena Kampa do Amônia, em Marechal Thaumaturgo. A ação resultou na prisão de dois indivíduos e na apreensão de grande quantidade de carne de animais silvestres, além de armas de fabricação artesanal.

Durante a abordagem, os policiais encontraram diversos jabutis vivos, além de carne de animais silvestres armazenada em tambores e sacos: Foto/Reprodução

O trabalho policial foi desencadeado após denúncias feitas por indígenas locais, que informaram sobre invasões na área indígena por moradores urbanos, com a prática de caça ilegal. Em resposta, a equipe da PM, acompanhada por um agente ambiental do ICMBio, se deslocou de barco até o igarapé Arara, onde os suspeitos foram localizados.

Durante a abordagem, os policiais encontraram diversos jabutis vivos, além de carne de animais silvestres armazenada em tambores e sacos. Entre os animais abatidos estavam quatro porcos-do-mato (catitus), cinco macacos guariba, um jacaré e um mutum. Também foram recolhidos seis quilos de sal e outros materiais utilizados na conservação da carne.

Na embarcação usada pelos suspeitos, foram encontradas cinco armas artesanais nos calibres 16 e 28, várias munições e utensílios para caça. Os indivíduos admitiram espontaneamente que estavam caçando há cerca de cinco dias dentro da área protegida, assumindo a posse da carne e das armas apreendidas.

Diante do flagrante, os dois foram detidos. Não houve resistência e nenhum deles ofereceu risco à equipe, dispensando o uso de algemas. Os presos e todo o material recolhido foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Marechal Thaumaturgo, onde foram tomadas as medidas legais cabíveis.

Sair da versão mobile