Passaporte de Eliza Samudio é encontrado em Portugal; saiba detalhes

Uma descoberta voltou a colocar o caso de Eliza Samudio em evidência nesta segunda-feira (5), 15 anos após o crime que chocou o Brasil. O portal Leo Dias noticiou um passaporte antigo em nome de Eliza encontrado no fim de 2025 em um apartamento alugado em Lisboa, Portugal.

O documento foi localizado por um dos moradores do imóvel, identificado apenas como José, que encontrou o passaporte ao folhear livros guardados em uma estante da sala. O material estava em bom estado de conservação, com todas as páginas intactas, e apresentava apenas um carimbo de entrada em Portugal datado de 5 de maio de 2007, sem qualquer registro de saída do país ou de novas entradas em outros territórios.

  • Amiga que abandonou jovem em trilha afirma que teve ‘pensamentos intrusivos’

Após a descoberta, o passaporte foi entregue ao Consulado-Geral do Brasil em Lisboa, que confirmou o recebimento do documento e comunicou o caso ao Itamaraty, em Brasília. As autoridades brasileiras agora avaliam quais medidas devem ser tomadas a partir dessa nova informação.

O achado reacendeu debates e especulações, especialmente porque o corpo de Eliza Samudio nunca foi encontrado, apesar de o crime ter sido esclarecido judicialmente e resultar em condenações. Eliza foi assassinada em 2010, aos 25 anos, em um caso que teve ampla repercussão nacional.

Condenados pela morte de Eliza Samudio

As investigações apontaram o envolvimento de um grupo de pessoas, incluindo o ex-goleiro Bruno Fernandes, que foi condenado pela morte de Eliza e por outros crimes relacionados ao episódio. Ainda assim, a ausência dos restos mortais sempre manteve o caso cercado de dúvidas.

O passaporte encontrado tinha validade entre 2006 e 2011, mas o único registro migratório existente é o de 2007. Isso chama atenção porque há provas de que Eliza esteve no Brasil após essa data, como registros oficiais e imagens, o que reforça o mistério sobre como o documento foi parar em Portugal.

Veja fotos do documento:

Leia mais:

No novo clube, goleiro Bruno jogará ao lado de outro ex-detento; veja quem

Goleiro Bruno retorna ao futebol profissional e assina com novo clube

Internautas apontam semelhança entre goleiro Bruno e Bruninho Samúdio após vídeo; veja