A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulga nesta quinta-feira (22/1) os indicados ao Oscar 2026. O anúncio contempla as 24 categorias da principal premiação do cinema mundial e pode marcar forte presença brasileira, com destaque para o longa O Agente Secreto.
Ao todo, serão revelados cinco indicados em cada categoria. A exceção é a disputa pelo prêmio de Melhor Filme, que reúne dez concorrentes à principal estatueta da noite. Os ganhadores serão revelados em 15 de março durante a 98ª edição da premiação.
Leia também
A transmissão oficial começa às 10h30 (horário de Brasília), com apresentação dos atores Danielle Brooks, de A Cor Púrpura; e Lewis Pullman, de Thunderbolts. No Brasil, o anúncio poderá ser acompanhado com tradução em português no YouTube do Metrópoles, a partir das 10h.
Após um ano histórico em 2025, quando Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, venceu como Melhor Filme Internacional, o Brasil volta a aparecer entre os cotados. Segundo a revista especializada Variety, O Agente Secreto deve disputar quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator, com Wagner Moura, e Melhor Elenco, com Gabriel Domingues.
Outras produções brasileiras também estão no radar da premiação. Apocalipse nos Trópicos e Yanuni aparecem como possíveis indicados a Melhor Documentário. Já Amarela, dirigido por André Hayato Saito, surge entre os curtas-metragens. Talentos brasileiros também aparecem em categorias técnicas, como Adolpho Veloso, pela Fotografia de Sonhos de Trem, e Affonso Gonçalves, pela Montagem de Hamnet.

