A madrugada do dia 1º de janeiro terminou de forma trágica na estação de esqui Crans-Montana, localizada nos Alpes Suíços. Um incêndio no Bar Le Constellation deixou ao menos 40 mortos e mais de 100 feridos, segundo informações preliminares divulgadas pela polícia local e autoridades regionais.
- 40 pessoas morrem em incêndio durante festa de Réveillon na Suíça; vídeo
O fogo começou por volta de 1h30 no horário local (21h30 de Brasília), enquanto o bar promovia uma festa de Ano-Novo. Imagens compartilhadas nas redes sociais, ainda em verificação, mostram chamas intensas dentro do estabelecimento, tomado por fumaça.
Como o incêndio começou?
As causas ainda não foram confirmadas. Durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, Beatrice Pilloud, procuradora-geral do cantão de Valais, afirmou que a investigação foi aberta imediatamente, mas poucos detalhes podem ser divulgados por respeito às famílias.
“Trabalhamos com a hipótese de incêndio e, em nenhum momento, consideramos a possibilidade de um ataque”, declarou.
Reportagens do jornal suíço Blick sugerem que fogos de artifício podem ter dado início às chamas, mas essa versão não foi confirmada pelas autoridades, que reforçam que ainda é cedo para conclusões.
Operação de resgate mobilizou grande estrutura
O incêndio provocou uma das maiores operações de emergência recentes na região. Segundo porta-vozes oficiais, foram utilizados:
-
10 helicópteros,
-
40 ambulâncias,
-
150 socorristas no atendimento.
A maioria dos feridos sofreu queimaduras graves. Muitos foram encaminhados ao hospital de Valais, cuja UTI já opera no limite da capacidade.

40 pessoas morrem em incêndio durante festa de Réveillon na Suíça; vídeo
Local é um dos mais luxuosos dos Alpes Suíços
Crans-Montana é conhecida pela vista privilegiada dos Alpes, pelas pistas de esqui extensas e pela movimentação intensa durante o inverno. A região fica a aproximadamente duas horas da capital Berna e tem longa tradição em esportes de neve, incluindo a Copa do Mundo de Esqui Alpino.
O que se sabe sobre o Bar Le Constellation
O bar é um dos mais tradicionais da região e funciona há pelo menos 40 anos. Apesar da fama do entorno luxuoso, o Constellation não é considerado um estabelecimento suntuoso.
Segundo a repórter da BBC News Silvia Costeloe, que está no local:
-
O bar possui um andar superior,
-
Telões usados para transmissão de jogos,
-
E é descrito como “grande, popular, mas simples”.
A festa de Réveillon costuma atrair turistas e moradores, o que indica que o local estava provavelmente lotado na hora do incêndio.
Investigações continuam
Até o momento, as autoridades suíças seguem analisando o local e entrevistando sobreviventes. As equipes afirmam que novas informações serão divulgadas nas próximas horas, conforme avança o trabalho forense e a identificação das vítimas.
Veja mais:
- Incêndio atinge Hospital Albert Einstein e pacientes são retirados às pressas
- Vídeo mostra incêndio de grandes proporções em colégio tradicional do RS