O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi transferido nesta quinta-feira (15) da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, para o 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha. A mudança foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
- Alexandre de Moraes tem fala surpreendente sobre prisão de Bolsonaro, veja qual foi
Na decisão, Moraes ordenou que Bolsonaro deixasse a Sala de Estado Maior da PF e passasse a cumprir a pena em uma Sala de Estado Maior localizada dentro do 19º BPM, unidade da PMDF situada no Complexo Penitenciário da Papuda, área que concentra presídios do Distrito Federal.
A Papudinha é uma estrutura destinada, em geral, a policiais militares e outros agentes de segurança que cumprem prisão especial. O local conta com alojamentos adaptados para presos e também áreas usadas por policiais em serviço, como espaços de descanso e apoio operacional.
De acordo com informações da própria Polícia Militar do DF, os alojamentos do batalhão passaram por melhorias recentes. Em junho de 2025, a corporação recebeu uma emenda parlamentar de R$ 500 mil para obras voltadas à estrutura utilizada pelos policiais. Já a última reforma específica na área destinada a presos ocorreu em 2020.
A transferência ocorre após determinação do STF e mantém Bolsonaro em regime de Sala de Estado Maior, prerrogativa prevista para determinadas autoridades e categorias profissionais.
Leia Mais no Bacci Notícias
- Superlotação e comida estragada: senadores avaliam ‘risco de morte’ se Bolsonaro for para Papuda
- Veja como é a cela onde Bolsonaro vai ficar na Papudinha; vídeo
- Moraes compara prisão de Bolsonaro à realidade de 384 mil presos no Brasil
