O experimento secreto dos EUA que inspirou Stranger Things

Stranger Things aborda fenômenos que fogem da realidade humana, mas alguns dos eventos retratados na série podem ter sido inspirados em um suposto caso real. Em uma entrevista concedida em 2017 à revista Wired, os atores Gaten Matarazzo (Dustin) e Joe Keery (Steve) comentaram que um experimento realizado durante a Guerra Fria pode ter influenciado na produção.

Na conversa, os atores respondiam perguntas baseadas nos resultados de autocompletar do Google. A primeira delas, direcionada a Keery, foi: “Stranger Things é baseada em uma história real?”. Foi então que Matarazzo acabou revelando detalhes curiosos.

O experimento secreto dos EUA que inspirou Stranger Things - destaque galeria

Metrópoles

Winona Ryder como Joyce Byers em Stranger Things

1 de 4

Winona Ryder como Joyce Byers em Stranger Things

Divulgação/Netflix

Millie Bobby Brown como Eleven em Stranger Things

2 de 4

Millie Bobby Brown como Eleven em Stranger Things

Netflix/Divulgação

Holly Wheeler na 5ª temporada de Stranger Things

3 de 4

Holly Wheeler na 5ª temporada de Stranger Things

Cena de Stranger Things

4 de 4

Cena de Stranger Things

Reprodução/Netflix

“É baseada em um lugar em Montauk, Nova York, chamado Camp Hero”, afirmou. “Havia rumores de espiões secretos do governo realizando experimentos em humanos para enfrentar a Guerra Fria. Isso ficou conhecido como Projeto Montauk”, completou.

Segundo os atores, o nome original da série seria Montauk, mas a Netflix e os produtores optaram por Stranger Things. O local das gravações também mudou: inicialmente, as cenas seriam filmadas em Long Island — onde o suposto Projeto Montauk teria ocorrido —, mas a produção acabou sendo transferida para o estado de Indiana.

Leia também

O contato entre Eleven e o Demogorgon, responsável pela abertura do portal para o Mundo Invertido, teria raízes em um incidente que teóricos da conspiração acreditam ter ocorrido em Montauk, em 1983. De acordo com esses relatos, o local abrigaria uma instalação subterrânea onde teriam sido realizados experimentos genéticos secretos envolvendo crianças e animais.

Os rumores ganharam força nos anos 1980, quando homens — hoje com cerca de 70 anos — afirmaram ter sido cobaias dos supostos experimentos.

O que foi o Projeto Montauk?

O Projeto Montauk passou a ganhar notoriedade a partir de 1992, com o lançamento do livro The Montauk Project: Experiments in Time (O Projeto Montauk: Experimentos no Tempo), escrito por Preston B. Nichols. Ainda assim, desde o início da década de 1980 já circulavam rumores de que militares norte-americanos realizavam experimentos de guerra psicológica no extremo leste de Long Island.

Leia também

Segundo essas alegações, as supostas pesquisas teriam ocorrido em Camp Hero — uma antiga base militar da Guerra Fria — e na Estação da Força Aérea de Montauk.

Nichols afirmou ter escrito o livro após “recuperar” memórias de quando teria atuado como pesquisador no projeto. Após a publicação, outras pessoas também surgiram dizendo ter conhecimento ou participação nos experimentos.

De acordo com os relatos apresentados na obra, o Projeto Montauk teria conduzido experiências envolvendo controle mental e telepatia, abertura de portais espaço-temporais para outras dimensões, contato com seres de outras realidades e até o sequestro de crianças.

Apesar da repercussão e do imaginário criado em torno do tema, não há comprovação de que o Projeto Montauk tenha realmente existido.

Stranger Things chegou ao fim na última quarta-feira (31/12)